Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Regina Célia Macêdo do-
dc.contributor.authorNascimento, Sirleide Karla Ferreira do-
dc.date.accessioned2023-01-30T19:33:56Z-
dc.date.available2023-01-30T19:33:56Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sirleide Karla Ferreira do. A importância do lúdico como recurso metodológico no ensino de ciências. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3843-
dc.descriptionA ludicidade é muito importante para o ensino, pois, permite que vários fatores estejam em desenvolvimento como o cognitivo, emocional, psicomotor, afetivo, e a socialização entre as crianças. Dessa forma, esse artigo buscou explorar o lúdico como recurso metodológico em sala de aula, aliando-se como importante método para melhorar a compreensão na disciplina de ciências. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio da plataforma do Google Acadêmico - Busca Avançada, no período de 2017 a 2021, com o auxílio das palavras-chave: “lúdico”, “ensino de ciências”, “ensino fundamental + aprendizagem + assimilação + jogos didáticos”. Com a pesquisa, foram encontrados 39 artigos, destes 15 estavam entre os critérios de inclusão da pesquisa. Assim, pôde-se analisar artigos que utilizaram os jogos como instrumentos de ensino em sala de aula, ficando claro que o lúdico utilizado com intencionalidade é um importante aliado para desenvolver trabalho em equipe, quebrar a forma mais tradicional do ensino, abrir um leque de possibilidades e estimular a formação continuada dos docentes que precisam estar em constante atualização para acompanhar os alunos e assim a partir das brincadeiras ocorrem importantes trocas.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleA importância do lúdico como recurso metodológico no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2339102253217709pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_sirleidekarlaferreiradonascimento.pdf215,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.