Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalma, Mariza Brandão-
dc.contributor.authorCarlos, Allane Cosmo da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:43:55Z-
dc.date.available2023-01-30T18:43:55Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationCARLOS, Allane Cosmo da Silva. Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3842-
dc.descriptionA língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a língua natural utilizada pelas comunidades de pessoas surdas no Brasil. A Libras é considerada a 2° língua oficial do Brasil e como as diversas línguas naturais é composta por morfologia, fonologia, sintaxe e semântica. Os alunos surdos quando são inseridos em sala de aula apresentam algumas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem devido a predominância da língua oral e a ausência de sinais em algumas áreas do ensino, principalmente no ensino de ciências. A Anatomia Humana é uma ciência descritiva que estuda as estruturas e as formas do corpo humano. Segundo a definição de Dangelo e Fattini a Anatomia é a disciplina que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. O processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina é considerado complexo devido a quantidade dos termos anatômicos que são utilizados para descrever o corpo humano. A partir das observações feitas do aluno surdo que está inserido na sala de aula de Anatomia Humana do primeiro período de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, foi revelado as dificuldades que o aluno encara ao se deparar com as terminologias específicas da Anatomia. A partir desta observação sistemática o trabalho em questão teve como objetivo criar sinais Na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, que auxiliem no ensino da Anatomia Humana e no entendimento das terminologias específicas da disciplina. Os sinais foram criados e aprimorados juntamente com o aluno surdo alvo das observações e o intérprete de Libras que o acompanha. Os sinais temporários foram criados a fim de dar suporte no ensino da Anatomia Humana para os alunos surdos e servir como base para novos estudos que possam amparar completamente os sinais específicos dos diferentes conteúdos da Anatomia Humana.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian sign language - LIBRAS is the natural language used by communities of deaf people in Brazil. Libras is considered the 2nd official language of Brazil and as the different natural languages it is composed of morphology, phonology, syntax and semantics. Deaf students when they are inserted in the classroom present some difficulties in the teaching and learning process due to the predominance of the oral language and the absence of signs in some areas of teaching, mainly in science teaching. Human Anatomy is a descriptive science that studies the structures and shapes of the human body. According to the definition of Dangelo and Fattini, Anatomy is the discipline that studies macro and microscopically, the constitution and development of organized beings. The teaching and learning process of this discipline is considered complex due to the number of anatomical terms that are used to describe the human body. Based on the observations made by the deaf student who is inserted in the Human Anatomy classroom of the first period of Licenciatura in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE, it was revealed the difficulties that the student faces when faced with the specific terminologies of the Anatomy. From this systematic observation, the work in question aimed to create signs in the Brazilian sign language - LIBRAS, which help in the teaching of Human Anatomy and in understanding the specific terminologies of the discipline. The signs were created and improved together with the deaf student targeted by the observations and the Libras interpreter who accompanies him. Temporary signs were created in order to support the teaching of Human Anatomy for deaf students and serve as a basis for further studies that can fully support the specific signs of the different contents of Human Anatomy.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAnatomia humanapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleInstrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5599265225671037pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5056572269695104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_allanecosmodasilvacarlos.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.