Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Maria Aparecida Vieira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Olga Eduarda Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T15:04:03Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T15:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Olga Eduarda Beserra. A inclusão escolar de estudantes com TEa em Gravatá. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3836 | - |
dc.description | Esta pesquisa buscou analisar o aluno com autismo na escola e teve como questão norteadora como a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontece em Gravatá-PE? E teve como objetivo analisar o discurso dos docentes sobre o processo de inclusão escolar, as práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e os obstáculos enfrentados por eles na inclusão dos estudantes com TEA na rede de ensino regular do município de Gravatá. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos professores de forma online, por motivos de segurança, devido a pandemia. A análise qualitativa dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Tendo como base conceitos apresentados por pesquisas já desenvolvidas e estudos de documentos e leis considerados relevantes sobre o tema. Desse modo, foi possível identificar, relacionar e discutir sobre questões que dificultam esse processo de inclusão dos estudantes com autismo no ambiente regular de ensino. Destacou-se através dos achados a necessidade de melhorias nessa perspectiva como a formação especializada dos docentes, o apoio e interação da família no dia a dia escolar do estudante a falta de recursos pedagógicos e adaptação dos ambientes escolares regular e a possibilidade do desenvolvimento de novos estudos tendo em vista que é preciso um maior aprofundamento sobre esse tema para a escolarização dos estudantes TEA tornar-se bem-sucedida. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de estudantes com TEa em Gravatá | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4417070290566689 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6705733173478276 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Gravatá | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_olgaeduardabeserrasilva.pdf | 327,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.