Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Luiza Cristina Pereira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Adriana Marilia da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T14:36:25Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T14:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana Marilia da. Inclusão da criança autista em sala de aula regular em Recife. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3835 | - |
dc.description | Este artigo tem por objetivo analisar a inclusão da criança autista em sala de aula de ensino regular em uma escola privada e outra publica em Recife, através de relato dos docentes. Na escola da rede pública é possível notar através do relato das educadoras que a maior dificuldade para elas é a falta de recurso familiar e assistência medica adequada. Infelizmente a maioria depende do atendimento médico apenas do sistema único de saúde. Por sua vez o atendimento se torna demorado e nem sempre dispõe da equipe medica necessária para conseguir fechar diagnostico da criança com TEA (transtorno do espectro autista) de forma mais precisa. Diversos autores (Diniz, Barbosa e Santos,2009) apontam para elementos, além da perícia biomédica, das condições sociais de desigualdade que gravitam em torno da questão da criança autista, barreiras sociais, por exemplo, colocando-a em desvantagem nos processos de participação em diversos ambientes e atividades. Recorremos do ponto de vista metodológico ao relato de três docentes que nos possibilitou compreender como ocorre a educação especial com perspectiva inclusiva nas escolas em que atuam, suas dificuldades, suas práticas, suas experiências, e suas concepções. Os resultados apontaram para a importância de suas práticas pedagógicas para além de tão somente atividades adaptativas, mas para todo o processo pedagógico abrangente, junto às crianças autistas. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Inclusão da criança autista em sala de aula regular em Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Marcia | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_adriana mariliadasilva.pdf | 578,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.