Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3833
Título: | Educação, espiritualidade e trabalho docente |
Autor: | Pedroza, Andréa Cristina Costa |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0061114156037733 |
Orientador: | Santos, Zélia Maria Melo de Lima |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0843730278060839 |
Co-orientador : | Mendonça, Fernanda Ciandrini de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/5220873463961440 |
Palavras-chave: | Espiritualidade;Educação;Formação de professores;Cidadania |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | PEDROZA, Andréa Cristina Costa. Educação, espiritualidade e trabalho docente. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar a importância da espiritualidade no processo de constituição do indivíduo e no desenvolvimento integral de educandos durante os métodos de interação educacional, perpassando a atuação e formação docente. A espiritualidade no contexto educacional tem sido uma discussão recorrente seja por essa vertente ou agregada a outras temáticas, vinculadas às concepções de direitos humanos, cidadania, altruísmo e na própria concepção do ato educativo. O estímulo pelas atitudes e compreensão das diversidades das representações sociais presentes na educação e no espaço escolar são condições facilitadoras e integrativas para a incorporação de uma cultura de paz, fomentando hábitos, culturas e padrões relevantes à saúde, ao desenvolvimento psicossocial, psíquico e ético, corroborando para a construção da cidadania, contribuindo na dialogicidade e protagonismo de todos os envolvidos como educandos, corpo docente e a própria sociedade, oportunizando assim a reelaboração de conhecimentos, aprendizagens e vivências que geram valores positivos, ampliam referenciais de mundo com alteridade no respeito à diversidade e das condições e limites como sujeitos ativos. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo bibliográfico como estratégia metodológica no período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos sinalizam, um contexto marcado por discussões paralelas e intermediárias ao assunto sem aprofundamento específico que contemple de forma significativa a questão da espiritualidade, inclusive no currículo formativo de cursos de Graduação em Pedagogia, nas Licenciaturas e nos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação, mostrando que poucos são aqueles que ofertam disciplinas sobre a temática. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3833 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_andreacristinacostapedroza.pdf | 224,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.