Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805
Título: | O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais |
Autor: | Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7522551192819216 |
Orientador: | Nascimento, Regina Célia Macêdo do |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2339102253217709 |
Palavras-chave: | Alfabetização;Letramento;Tecnologia |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ROCHA, Rita de Cássia Correia Lins da. O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumo: | Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ritadecassiacorreialinsdarocha.pdf | 485,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.