Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Laysa Sinara Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T15:35:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T15:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laysa Sinara Torres da. Contribuições do método aba para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico da criança com autismo. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3797 | - |
dc.description | O Transtorno do Espectro Autista, o TEA, é um transtorno de neurodesenvolvimento. Sujeitos que são acometidos por este transtorno não desenvolvem algumas funções neurológicas como deveriam. Caracterizado por sintomas nas áreas de comunicação social e de interesses restritos e estereotipados. Crianças com TEA apresentam prejuízos em diversas fases do desenvolvimento, e esses sintomas aparecem quando as mesmas ainda são pequenas, por volta dos dois anos de idade. O ponto chave para reduzir os sintomas e melhorar o desenvolvimento destas crianças está na Intervenção Precoce, pois o quanto antes começarmos a estimulação adequada, haverá mais possibilidades de ensinar novos repertórios e diminuir os sintomas do Autismo. O objetivo desta pesquisa consiste na compreensão sobre o que é autismo e sobre como a inclusão, feita de maneira correta, alinhada à intervenção precoce através da terapia ABA podem ajudar de forma significante o desenvolvimento da criança com TEA. Esta pesquisa de caráter qualitativa e preocupa-se com os aspectos da realidade, permitindo reunir dados relevantes sobre o objeto de estudo, abordando a importância de uma conscientização a respeito da inclusão social e educação inclusiva e especial, se faz necessário pensar em formas de objetificar e efetivar a educação de forma realista para que todos os sujeitos tenham oportunidades de aprendizado de forma igualitária. Atrelados, a Intervenção Precoce, a terapia ABA e a efetivação de uma educação inclusiva, juntos podem promover estímulos positivos tanto no desenvolvimento social, como pedagógico para esse público-alvo. O objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão da comunidade educacional, de forma profunda, o que é o Transtorno do Espectro do Autismo com a finalidade de esclarecer sinais e como incluir estes sujeitos de forma efetiva e caminhos para se trabalhar com os mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sistema de avaliação de comportamento para crianças | pt_BR |
dc.title | Contribuições do método aba para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico da criança com autismo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2334872072452722 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9841407418433772 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Guilherme, Betânia Cristina | - |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3131730022364100 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Gravatá | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_laysasinaratorresdasilva.pdf | 207,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.