Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Calado, Ednara Félix Nunes | - |
dc.contributor.author | Silva, Kétima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T12:54:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T12:54:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kétima dos Santos. O professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3793 | - |
dc.description | O presente trabalho trata-se uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o Professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA. O professor sendo o mediador do conhecimento, busca métodos didáticos para alfabetizar de acordo com o público ao qual ministra as aulas, neste caso jovens e adultos, que já possuem um conhecimento social, muito maior do que se comparado a uma criança. Alguns autores como Pinto (2000), Freire (2002) e Arroyo (2001), apresentam importantes informações que contribuem para a compreensão do tema proposto, tendo como objetivo identificar as práticas usadas pelos professores durante as aulas, para que sejam eficazes e chamem a atenção dos alunos. Para realização da pesquisa, foi aplicado um questionário de perguntas abertas, entre professores que atuam em turmas da EJA da rede municipal de ensino da Cidade de Catende, onde eles contribuíram com informações pertinentes ao estudo. Para análise dos dados usamos a Analise Dialógica do Discurso, baseada nos estudos de Bakhtin, que considera a linguagem como forma fundamental de comunicação entre as relações dialógicas. Como conclusão após toda a pesquisa, foi possível constatar que as práticas educativas de alfabetização na EJA, que são efetivas para o desenvolvimento dos alunos, é trazer para a sala de aula, o conteúdo adaptado a realidade em que os alunos vivem, dessa forma eles podem socializar melhor e se sentirem acolhidos, pois seu conhecimento prévio é valorizado e explorado, com isso ele se sente mais à vontade e mais aberto a se abrir ao que para ele é novo. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2307543001407309 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Palmares | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ketimadossantossilva.pdf | 134,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.