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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLira, Rafael Pereira de-
dc.contributor.authorGuimarães, Paulo Sérgio Farias-
dc.date.accessioned2022-11-28T10:53:25Z-
dc.date.available2022-11-28T10:53:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Paulo Sérgio Farias. Oficina de produção de animação com Scratch: uma intervenção pedagógica em uma escola do ensino fundamental. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3609-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o software Scratch beneficia o processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola do ensino fundamental em Pernambuco. Foi realizada uma oficina de animação na referida escola através da disciplina de Artes Visuais e teve como referencial teórico, arte digital e educação, sob o ponto de vista da era digital. A animação para educação também foi referencial nesta análise. Foi contemplado neste referencial a história da animação e sua importância ao longo do tempo. Outro fator de referencia foi o software Scratch, por ser um aplicativo fundamental de suporte no desenvolvimento das animações realizadas nesta oficina, a análise do Scratch abarcou diversos fatores essências, teóricos e práticos citados no plano de ensino, no apêndice, como forma de fundamentar os conceitos aplicados em sala de aula e alcançar os objetivos da pesquisa. Os dados obtidos indicam que há uma considerável possibilidade de melhoria no processo de aprendizagem, principalmente no que tange a criatividade e a interatividade no desenvolvimento de novas competências. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a pesquisa mostrou-se satisfatória, alcançando seu objetivo e ratificando a importância de se utilizar a animação, desenvolvida através do aplicativo Scratch, como instrumento de prática pedagógica em sala de aula para pré-adolescentes no ensino fundamental II, sendo comprovada pelos resultados da atividade prática observadas através da oficina.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate how the Scratch software benefits the learning process of students at an elementary school in Pernambuco. An animation workshop was held at that school through the discipline of Visual Arts and had as its theoretical framework, digital art and education, from the point of view of the digital age. Education animation was also a reference in this analysis. The history of animation and its importance over time were included in this framework. Another reference factor was the Scratch software, as it is a fundamental support application in the development of the animations carried out in this workshop, the Scratch analysis encompassed several essential, theoretical and practical factors, as a way to support the concepts applied in the classroom and achieve the research objectives. The data obtained indicate that there is a considerable possibility of improvement in the learning process, especially with regard to creativity and interactivity in the development of new skills. Based on the results and discussions presented, it is considered that the research was satisfactory, reaching its objective and ratifying the importance of using animation, developed through the Scratch application, as an instrument of pedagogical practice in the classroom for pre- adolescents in elementary school II, being proven by the results of the practical activity observed through the workshop.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.titleOficina de produção de animação com Scratch: uma intervenção pedagógica em uma escola do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1402752266512445pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4601784121439123pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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