Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Felipe de Brito-
dc.contributor.authorSilva, Leticia Lima Feliciano da-
dc.date.accessioned2022-11-24T10:46:07Z-
dc.date.available2022-11-24T10:46:07Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Leticia Lima Feliciano da. O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3583-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the aim of evaluating the impacts of a pedagogical intervention for Youth-Adult Education focused on the creation of drawings inspired by reading and music comprehension based on reflections about artistic drawing in association with reading and music as tools for teaching and learning, addressing strategies for making Youth-Adult Education lessons and contents more dynamic. The theoretical framework comprehends relevant discussions on the national Law of Directives and Bases for Education and the Brazilian Common Core Curriculum, proposing reflections about the importance of teaching Visual Arts as well as the main challenges related to Youth-Adult Education, presenting views from different scholars about this field of Education and its specificities. Methodological procedures consisted in lesson observation focused on practicing artistic drawing inspired in musical contextualization and the application of a survey in the context of the Arts subject at a Youth-Adult Education. The data obtained show the intervention contributed to the development of the Youth-Adult Education student. This is noticed through the group’s productions, which reinforce the understanding of the drawings a form of language which allow expression of individuality, specificity, feelings and world views, providing voice and making individuals protagonists. The discussions contribute for reflection about pedagogical interventions regarding the application of Art projects for enhancing and stimulating visual and auditory perception in Arts lessons in Youth-Adult Education.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.titleO ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urbanpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0144075272556954pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCarpinapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_leticialimafelicianodasilva.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.