Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Janille da Costa | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Josenice Santos Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T20:59:07Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T20:59:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Josenice Santos Souza. A cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BA. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ilhéus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3516 | - |
dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo de analisar a presença das artes dos povos indígenas nas escolas municipais da cidade de Ilhéus, pois entendemos que por meio do ensino de Arte podemos preservar a memória e manter acessa a cultura dos povos Tupinambás de Olivença/ BA. Com isso, temos como objetivos específicos refletir sobre a necessidade da valorização da arte, cultura e história dos povos indígenas no currículo escolar do ensino fundamental I ilheense. Identificando nos documentos norteadores da educação ilheense a inclusão da temática indígena, bem como apresentar como podemos trabalhar a lei 11.645 (2008) no ensino de Arte no ensino fundamental I. Para tanto o referencial teórico contempla discussões acerca do currículo do componente Arte nas escolas públicas ilheense, tendo como aporte teórico autores como: AGUIAR (2000); BARBOSA (1995, 2010: 10); DUARTE JR (2000), CHAUÍ (2014), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos indicam que o Município de Ilhéus possui um aporte legislativo, normativo e regulador que orientam as unidades escolares a trabalhar a cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do ensino fundamental I. Com base nos resultados e discussões apresentadas, consideramos satisfatória as orientações e propostas pedagógicas que a Educação Ilheense adota para divulgar, valorizar e preservar a arte, cultura e história dos povos indígenas que foram os primeiros habitantes dessa localidade e contribuíram para seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the presence of the arts of indigenous peoples in municipal schools in the city of Ilhéus, as we understand that through art education we can preserve the memory and maintain access to the culture of the Tupinambás peoples of Olivença/Ba. Thus, our specific objectives are to reflect on the need to value the art, culture and history of indigenous peoples in the Ilheense elementary school curriculum. Identifying the inclusion of the indigenous theme in the guiding documents of Ilheense education, as well as presenting how we can work with the law 11,645 (2008) in the teaching of Art in elementary school I. For that, the theoretical framework includes discussions about the curriculum of the Art component in public schools Ilheense, having as theoretical support authors such as: AGUIAR (2000); BARBOSA (1995, 2010: 10); DUARTE JR (2000), CHAUÍ (2014), among others. The methodological procedures adopted are based on qualitative, descriptive, bibliographical and documentary research. The data obtained indicate that the Municipality of Ilhéus has a legislative, normative and regulatory contribution that guide school units to work the Tupinambá de Olivença indigenous culture in the curriculum of the Art component of elementary school I. Based on the results and discussions presented, we consider it satisfactory the guidelines and pedagogical proposals that Educação Ilheense adopts to disseminate, value and preserve the art, culture and history of the indigenous peoples who were the first inhabitants of this locality and contributed to its development. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação artística (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Indígenas na arte | pt_BR |
dc.title | A cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3170771425776045 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Ilhéus | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_josenicesantossouzapinheiro.pdf | 708,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.