Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Regina Célia Macêdo do-
dc.contributor.authorBezerra, João Alves-
dc.date.accessioned2022-11-16T22:17:52Z-
dc.date.available2022-11-16T22:17:52Z-
dc.date.issued2022-01-17-
dc.identifier.citationBEZERRA, João Alves. Educação inclusiva para alunos com altas habilidades/superdotação na cidade do Recife. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3472-
dc.descriptionO tema das Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da inclusão é algo que vem apresentando cada vez mais relevância no meio acadêmico. Contudo, ainda permanece muito aquém de produzir os frutos que precisam ser produzidos, ou seja, promover a inclusão desses estudantes dentro de suas respectivas escolas, ser mais bem compreendidos por suas famílias e amigos. Para isso, é imprescindível que esses estudantes tenham acesso a um acompanhamento profissional adequado que os ajude no autoconhecimento e no desenvolvimento de todas as suas habilidades. Assim, o presente trabalho busca refletir sobre o programa de inclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação da rede pública do município do Recife - Pernambuco, desenvolvido pelo NAAHs – Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Para tanto, foram aplicados questionários, por meio do Formulário Google, aos professores da instituição, bem como a busca do complemento de informações com a coordenação do Núcleo. As descobertas mais marcantes dão conta de que o NAAHs/Recife realiza um excelente trabalho com os estudantes com altas habilidades, tanto no que se refere a identificação, como na ajuda às famílias dos estudantes. Onde é oferecido apoio pedagógico no sentido de entenderem e aceitarem que, o que os filhos têm, são talentos especiais e precisam de apoio e atenção para desenvolver essas habilidades. Um outro ponto importante é o apoio que o NAAHs/Recife dá aos professores no sentido de capacitá-los para identificar e dar um atendimento qualificado aos alunos com altas habilidades. Os desafios para alcançar um trabalho satisfatório na perspectiva da inclusão dos estudantes com altas habilidades são enormes. Os NAAHs constituem sim um oásis, uma referência na estrada da inclusão, mas o número desses núcleos são muito reduzidos, não atende nem 10% da demanda. Falta investimento governamental; parcerias público/privado e maior envolvimento dos centros universitários.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.titleEducação inclusiva para alunos com altas habilidades/superdotação na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4723873597978210pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2339102253217709pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joaoalvesbezerra.pdf326,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.