Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3204
Título: | Análise dos vídeos produzidos para o ensino de Química na plataforma digital YouTube em 2021: o que os canais mais acessados abordam? |
Autor: | Alves Neto, Francisco de Assis |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7066108122235142 |
Orientador: | Leite, Bruno Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4932752031807872 |
Palavras-chave: | Ensino de química;Tecnologia da informação;Youtube (Recurso eletrônico);Vídeos para Internet |
Data do documento: | 27-Mai-2022 |
Citação: | ALVES NETO, Francisco de Assis. Análise dos vídeos produzidos para o ensino de Química na plataforma digital YouTube em 2021: o que os canais mais acessados abordam? 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | The accelerated evolution of technology has exceeded the use of digital resources resulting in the increase of the need for appropriation of these resources in the classroom, seeing that they are part of the social context and environment of students. In this way, teachers need to adapt to this new educational panorama that is forming. In the context of education in the virtual environment, we have studied follow-up practices of students in remote learning and done analyses of instructional progress to discover the best pedagogic effects in this medium. Academics in education argue in favour of the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) as one of the alternative resources to support the process of education and learning, because they are presenting sufficient positive results to justify their use. In the instruction of chemistry, as in other areas of knowledge pertinent to the natural sciences, alterations and improvements are increasingly requested in an attempt to find procedures and mechanisms which promote the improvement in the processes of teaching and learning of students. In this perspective, the objective of this work is to investigate the principal foci of content production to use in social media platforms, such as an instructional resource to assist students learning chemistry. Therefore we have identified the social media platforms which are the most popular for production with the focus on videos and chose to use YouTube®. In this way, the research was carried out in five steps, with the objective to improve and organize the understanding of the analyses: 1. a weighing was made with selection of 16 channels to be studied; 2. classification of the channels; 3. analysis of the content addressed in the channels; 4. analysis of types related to presentation of the content and intrinsic characteristics of the videos, using principally the Moran type of video and Mayer's principles of multimedia learning; 5. analyzing the level of engagement of the students through the commentary on the videos. The results showed that teachers who spent more time on media production in the aspects of vídeo editing and planning were well rewarded in return from their audience. Finally, this reseach concludes with the premise that the dialogue between teaching practive a–nd multimedia instructions can result in a more eficiente teaching and learning process. |
Resumo: | A célere evolução dos meios tecnológicos excedeu a utilização de recursos digitais resultando no aumento da necessidade de apropriação destes recursos no ambiente de sala de aula, visto que fazem parte do contexto social e de convívio dos alunos. Deste modo, os professores precisaram se adaptar a este novo panorama educacional que vem se formando. No contexto do ensino em ambientes virtuais, estudiosos da educação argumentam em prol da utilização das Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação (TDIC) como um dos recursos alternativos para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem, pois têm apresentado resultados positivos o suficiente para justificar o seu uso. No ensino de Química, bem como nas outras áreas de conhecimento pertencentes as Ciências da Natureza, alterações e melhorias são cada vez mais requisitadas na tentativa de encontrar procedimentos e mecanismos que promovam o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, considerando as redes sociais mais populares na produção de vídeos, optamos em avaliar páginas do YouTube®. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar os vídeos produzidos para o ensino de Química nas páginas mais acessadas do YouTube® no ano de 2021. Além disso, investigamos quais os tipos de vídeos e de engajamento eram observados nas produções dessas páginas e quais os princípios da aprendizagem multimídia de Mayer estavam presentes. Desta forma, a pesquisa foi realizada em cinco etapas: (1) seleção das páginas na plataforma do YouTube®; (2) classificação dos canais a partir dos criadores de conteúdos; (3) análise dos conteúdos de Química abordados nos canais; (4) análise dos princípios da aprendizagem multimídia de Mayer e tipos de vídeos classificados por Moran, relacionando a exposição dos conteúdos e características intrínsecas trabalhadas nos vídeos; (5) analisar os tipos de engajamento apresentados nos vídeos dos canais. Os resultados mostraram que os professores que desprenderam de mais tempo para a produção das mídias nos aspectos de edição e planejamento de vídeo foram bem recompensados em retorno de sua audiência. Por fim, esta pesquisa conclui com a premissa de que o diálogo entre a prática docente e as instruções multimídia podem resultar em um processo de ensino e aprendizagem mais eficiente. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3204 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_franciscodeassisalvesneto.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.