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Título: Chemstories: uma proposta lúdica com muita imaginação, suspense e Química!
Autor: Souza, Keyla Dayane Rodrigues
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2243457699504406
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Jogos educativos;Jogos no ensino de química
Data do documento: 2-Jun-2022
Citação: Souza, Keyla Dayane Rodrigues. Chemstories: uma proposta lúdica com muita imaginação, suspense e Química! 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: By having a high abstraction’s degree, require spatial and mathematical reasoning and the approach, predominantly centered on teaching by transmission, Chemistry is, for the student, one of the most difficult school subjects. So, it seems necessary to us, among other actions, to choose activities that have the potential to arouse interest, which is a great challenge, especially in specific situations, such as youth and adult education, night school and, more recently, the reality of emergency remote teaching. Therefore, it is necessary for the teacher to seek the introduction of didactic strategies that enables a more atractive Chemistry’s teaching, including those that are able to place students in an active role. In this scenario, working with recreational activities, especially games, is increasingly gaining space in classrooms and research groups in Chemistry teaching, as it is an essentially motivating and attractive instrument, which can provide learning in a pleasant and spontaneous way. Through games, students awaken autonomy, creativity and concentration, essential aspects to effectively learn scientific concepts. If these activities are applied frequently, an environment is established in which taking pleasure in studying Chemistry is something natural and facilitates the understanding of the syllabus. Thus, this work aims to present ChemStories, a didactic game to be applied in schools, and in other spaces or areas, with the objective of bringing chemistry closer to students, motivating and developing learning. Based on Black Stories, a popular and macabre commercial game (stricto) with lots of suspense, fun and imagination, we present in this text how the ChemStories elaboration process took place, keeping all the mystery of the original cards and adding the Chemistry knowledge section, present on the back of the cards, with the aim of scientifically explaining what happened in the plots of the stories. We discussed the game when applied, for the first time in Higher Education, remotely due to the COVID-19 pandemic, then in a class of 9th grade of Elementary School, in hybrid teaching and, finally, with the 3rd year of high school, in a fully face-to-face manner. ChemStories proved to be efficient, as the students actively participated in the entire process. It seems to us that activities like these are necessary and Chemistry is present in our daily lives in activities that we do not even realize.
Resumo: Por ter um alto grau de abstração, exigir raciocínio espacial e matemático e pela abordagem, predominantemente centrada no ensino por transmissão, a Química é, para o estudante, uma das matérias escolares de maior dificuldade. Então, parecenos necessário que, entre outras ações, escolher atividades que possuam potencial de despertar o interesse, o que é um grande desafio, sobretudo em situações específicas, como educação de jovens e adultos, ensino noturno e, mais recentemente, a realidade do ensino remoto emergencial. Diante disso, é preciso que o professor busque a introdução de estratégias didáticas que possibilitem um ensino de Química mais atrativo, incluindo aquelas que são capazes de postar os estudantes em um papel ativo. Neste cenário, o trabalho com atividades lúdicas, principalmente jogos, está, cada vez mais, ganhando espaço nas salas de aula e grupos de pesquisa em ensino de Química, por ser um instrumento essencialmente motivador e atrativo, que pode proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa e espontânea. Por meio dos jogos, os estudantes despertam a autonomia, criatividade e concentração, aspectos essenciais para efetivamente aprender conceitos científicos. Se essas atividades são aplicadas frequentemente, se estabelece um ambiente em que sentir prazer estudando Química é algo natural e facilita a compreensão dos conteúdos programáticos. Assim, esse trabalho visa apresentar o ChemStories, um jogo didático para ser trabalhado nas escolas, e também em outros espaços, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, motivando e desenvolvendo aprendizagens. Baseado no Black Stories, um popular e macabro jogo comercial (stricto) com muito suspense, diversão e imaginação, apresentamos nesse texto como ocorreu o processo de elaboração do ChemStories, mantendo todo o mistério das cartas originais e acrescentando a seção de conhecimentos da Química, presente no verso das cartas, com o objetivo de explicar cientificamente o que aconteceu nos enredos das histórias. Discutimos o jogo quando aplicado, pela primeira vez no Ensino Superior, de forma remota devido a pandemia da COVID-19, para que pudessemos analisar a jogabilidade do ChemStories, em seguida, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em ensino híbrido e, por fim, com o 3° ano do Ensino Médio, de forma totalmente presencial. O ChemStories se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo. Parece-nos que atividades como essa são necessárias e que a Química está presente no nosso cotidiano em atividades que nem percebemos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3202
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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