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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões Neto, José Euzébio-
dc.contributor.authorBarbosa, Leandro José-
dc.date.accessioned2022-09-05T19:37:13Z-
dc.date.available2022-09-05T19:37:13Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationBarbosa, Leandro José. Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos? 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3197-
dc.descriptionPerfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.pt_BR
dc.description.abstractConceptual Profiles were thought of by Mortimer as a way to model the heterogeneity of thinking in Science classrooms and, over the decades, came to rely on a theoretical and methodological framework that allows thinking of the proposal as a theory of learning, the Theory of the Conceptual Profiles. The proposition of conceptual profiles, theoretical and methodological reflections and applications in the classroom configure the most usual paths of investigations in this research program, however, more recently, some works focus attention on ways of thinking and ways of speaking related to communities of practice, groups that share the same interests. Thus, we situate the present work in this perspective, presenting the general objective, to analyze the emergence of the zones of the conceptual profiles of Energy, Substance and Life in images and in videos of classic video games, which were presented to three gamers, with different relationships with the Natural Sciences, which work in different institutions, but which are part of the same community of practice. Based on a semi-structured interview with the participants, we sought to analyze the emergence of ways of thinking about such concepts, based on their ways of speaking, when placed in specific situations of the games, based on the situations presented, images and short excerpts from games, displayed on video. In the analyses, we seek to associate the ways of speaking with the ways of thinking that are characteristic of the zones of each of the conceptual profiles considered. We perceive the emergence of several areas of the highlighted conceptual profiles, associated with each of the presented contexts, in game situations, taking into account the pragmatic value of each way of thinking. Still, we consider the proposal as a possibility to broaden the understanding of fundamental concepts in Science, in situations outside the classroom, expanding the directions for the research program in conceptual profiles.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleEnergia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3815549830656148pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
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