Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatinga, Verônica Tavares Santos-
dc.contributor.authorSilva, Brenda Paula Valerio Miranda da-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:52:31Z-
dc.date.available2022-09-05T18:52:31Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Brenda Paula Valerio Miranda da. Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3196-
dc.descriptionEsse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the development of an investigative didactic sequence (SDI) on acid-base, aimed at students of the 3rd year of high school, which aims to promote the active participation of students and help them in learning difficulties about these concepts, faced in the period of the COVID 19 Pandemic. The sequence was developed considering some stages of research teaching, such as: presentation and resolution of a contextualized problem, elaboration of hypotheses, seeking the passage from manipulative to intellectual action, in relation to the construction process knowledge and problem solving by students, and the construction of new explanations to solve the problem. The planned activities were constituted as a data collection instrument, and the students' productions as a record for data analysis, which were analyzed based on analytical categories, elaborated from the chemical knowledge about acid and base, and aspects of teaching by investigation. The results show that most students had an understanding more grounded in school scientific knowledge, about the concepts worked during and after the development of SDI. It is concluded that the use of an investigative didactic sequence to address the topic of acid and base, was configured as an efficient didactic strategy for the process of knowledge construction by students, in Chemistry classes.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectQuímica experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleSequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6438480756714283pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7759044153725982pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brendapaulavaleriomirandadasilva.pdf538,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.