Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2702
Título: Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento
Autor: Brito, Andréa Monteiro Santana Silva
Palavras-chave: Reciclagem;Sabão;Formação de professores
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão
Citação: BRITO, Andréa Monteiro Santana Silva. Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.  
Abstract: Um resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2702
Aparece nas coleções:Educação (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexedu_reciclagemoleo_2009.pdf316,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.