Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2685
Título: Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas
Autor: Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
Palavras-chave: Família;Cidadania;Empregadas Domésticas;Trabalho;Gênero
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão
Citação: FERNANDES, Raquel de Aragão Uchôa. Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: Os processos de globalização da economia, integraçãio econômica, assim como os acordos de livre comércio têm levado a uma predominância da exclusão social e a uma reconfiguração do universo do trabalho que acaba por atender à informalidade e precarização, afetando sobremaneira as mulheres, principalmente as mulheres latino-americanas. Uma das explicações para o maior impacto desse processo sobre as mulheres, deriva do fato de que este segmento já estava em uma situação de desvantagem no que diz respeito à distribuição do 'quinhão' social, ficando em uma posição fragilizada no que se refere ao acesso ao poder, e às expectativas supostamente viabilizadas pelo processo que culminou na globalização da economia. Nesse contexto de 'feminização' de situações excludentes no universo do trabalho, o emprego doméstico tem um papel importante, porque além das características de invisibilidade e preconceito que rondam essa atividade, ainda soma-se a de naturalização da presença feminina neste espaço, dada a relação histórica entre gênero/trabalho privado. Assim como a da precarização que muitas vezes marca esta inserção, comprovada pelo baixo nível de proteção social das empregadas domésticas, o que é mais significativo no caso das diaristas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2685
Aparece nas coleções:Trabalho (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pextrabalho_maespassam_2009.pdf398,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.