Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2633
Título: Aplicação de Inoculantes Microbianos no Manejo do Feijão Caupi em Pequenas Propriedades do Agreste Meridional
Autor: Sobral, Júlia Kuklinsky
Palavras-chave: Agricultura de subsistência;biotecnologia;feijão-de-corda;rizóbio
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração.
Citação: SOBRAL, Júlia Kuklinsky . Aplicação de Inoculantes Microbianos no Manejo do Feijão Caupi em Pequenas Propriedades do Agreste Meridional. Garanhuns: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: O feijão caupi, feijão-de-corda ou feijão macassar (Vigna unguiculata) é uma leguminosa tradicionalmente cultivada nas regiões Norte e Nordeste, é rica em proteínas, vitaminas e minerais, sendo capaz de tolerar estresse térmico e salino. Contudo, a produtividade desta cultura tem apresentado, historicamente, baixos índices. Tendo em vista a importância econômica do feijão caupi para a região do Agreste Meridional, a utilização de micro-organismos associados às plantas poderá ser uma alternativa para a sustentabilidade desta cultura. Portanto, a produtividade do feijão caupi poderia ser aumentada pelo uso de inoculantes de rizóbios eficientes, que supririam as necessidades de nitrogênio da planta. Diante do exposto, o presente projeto teve como objetivos: 1- Identificar pequenas propriedades rurais nos municípios de Garanhuns, Correntes e São João (Agreste Meridional de Pernambuco) que cultivem feijão caupi; 2- Analisar as condições de cultivo e possíveis problemas locais; 3- Esclarecer aos agricultores sobre a importância dos inoculantes microbianos para a produção vegetal; 4- Disponibilizar inoculantes para alguns agricultores e instruir sua aplicação; 5-Acompanhar todo o processo, do plantio à colheita, do cultivo do feijão visando a melhoria na produção agrícola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2633
Aparece nas coleções:Saúde (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pextecprod_aplicacaoinoculantes_2011.pdf354,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.