Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2625
Título: Integração universidade-agricultor familiar-parceiros III: rodas de debate e dia de campo sobre o manejo da podridão radicular em Pernambuco
Autor: Medeiros, Erika Valente de
Palavras-chave: Podridão radicular;Mandioca;Debate;Desenvolvimento rural;Agroecologia
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração
Citação: MEDEIROS, Erika Valente de. Integração universidade-agricultor familiar-parceiros III: Rodas de debate e dia de campo sobre o manejo da podridão radicular em Pernambuco. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: Tendo em vista o sucesso dos projetos “Integração Universidade Agricultor familiar-parceiros I e II”, pelos encontros e integração com todos os atores, surgiu, uma demanda para um problema sério: a podridão radicular da mandioca. É de difícil controle, pois além de existir uma diversidade de patógenos envolvidos, o controle químico é ineficiente pois está fortemente associadas à riscos ambientais, econômicos e sociais. Por isso, existe uma forte necessidade da adoção de medidas integradas de manejo que preconizem práticas sustentáveis e accessíveis aos agricultores. Esta interação será uma forma de assegurar a cidadania e garantir a inclusão social desses agricultores, bem como colocar os alunos desta instituição de ensino na prática extensionista. Por isso, este projeto tem como objetivo manter a integração entre os atores sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, produtores familiares do Agreste de Pernambuco e parceiros como o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, PRORURAL, Secretarias de agricultura, e outros, através do grupo (AGROFAMILIAR) e dissertações empenhadas em resolver o problema. Serão realizadas visitas periódicas aos agricultores familiares, revisões de literatura, reuniões e apresentações de trabalhos para debate sobre formas de manejo e dia de campo sobre o manejo alternativo da podridão radicular da mandioca na comunidade do Castainho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2625
Aparece nas coleções:Meio Ambiente (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexmeiamb_integracaouniversidade_2011.pdf389,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.