Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2588
Título: labassês: saber e trabalho feminino na cozinha dos terreiros de matriz africana nas cidades do Recife e Olinda
Autor: Cardoso, Maria Grazia Cribari
Palavras-chave: Yabassês;Saber;Trabalho
Data do documento: 2011
Editor: Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Sociais
Citação: CARDOSO, Maria Grazia Cribari. Iabassês: saber e trabalho feminino na cozinha dos terreiros de matriz africana nas cidades do Recife e Olinda. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: Pretende-se fazer inventário do trabalho e do saber das cozinheiras (Iabassês) de terreiros de Xangô em Recife e Olinda a fim de organizar um original de sobre os conhecimentos tradicionais dessas mulheres. Iabassês são as cozinheiras do terreiro. No Xangô estas ocupam um lugar de prestígio na organização social. São filhas de santo que executam a tarefa de cuidar da cozinha, sob a supervisão da mãe ou do pai de santo. Muito se tem escrito sobre o prestígio das mulheres no candomblé e a função que elas exercem na preparação das comidas sagradas. Em geral, as Iabassês são escolhidas entre as filhas de santo mais velhas. O conhecimento rico e diversificado que possuem sobre as comidas de santo, acrescidos os tabus em relação ao sangue menstrual das mulheres, possivelmente herdados da África, jogam um papel importante nessa escolha. Em geral elas são nascidas e criadas em família de religião afro : Sistematizam seus saberes das comidas de santo através de uma vivência desde a infância nos terreiros e do qual recebem os ensinamentos culinários mágicos e ritualizados da cozinha de santo. Pretendemos reunir e inventariar o ofício e o conhecimento tradicional das cozinheiras a fim de organizar um original de livro.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2588
Aparece nas coleções:Cultura (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexcul_iabassessaber_2011.pdf366,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.