Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCadena, Marilia Ribeiro Sales-
dc.contributor.authorSaraiva, Rogério de Aquino-
dc.contributor.authorSantos, Leandro dos-
dc.date.accessioned2021-04-27T18:42:59Z-
dc.date.available2021-04-27T18:42:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCADENA, Marilia Ribeiro Sales; SARAIVA, Rogério de Aquino; SANTOS, Leandro dos (org.). Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde. Recife: EDUFRPE, 2020. 122 p., il.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86466-03-4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2547-
dc.description.abstractApresentamos nosso livro ‘Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde’ que traz relatos de nossas experiências quanto professores no magistério universitário. Apesar de a aula expositiva ser comumente utilizada, percebemos que muitas outras estratégias ativas de ensino também poderiam ser introduzidas e as adotamos em nossas salas de aula. A partir destas experiências, reconhecemos que o uso delas trouxe mais dinamismo e favoreceu o processo ensino-aprendizagem. No capítulo 1, o conceito de contrato didático foi trabalhado com os estudantes, primeiramente visando compreender como os estudantes preferem aprender: por aula prática, por seminário, estudo de caso ou aulas expositivas; e como eles preferem ser avaliados: prova, relatórios ou portfólios, entre outras possibilidades. Com a adoção do contrato didático também foi possível deliberar com os estudantes sobre o uso de celular em sala de aula e sobre o plágio em trabalhos acadêmicos. Nesse capítulo também é descrita a introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para turmas de ensino presencial como uma estratégia para utilizar e-portfólio educacional e para compilar relatórios apresentados pelos estudantes. Estratégias ativas para fomentar ensino-aprendizagem são apresentadas no capítulo 2. Os estudantes das disciplinas de farmacologia, homeopatia e hematologia foram estimulados a construir mapas conceituais e tabelas didáticas, a utilizar jogos didáticos como jogo da memória e dominó educacional e a trabalhar em times. Com essas estratégias várias competências foram trabalhadas com os estudantes como: síntese e ampliação de conceitos, tomada de decisão, trabalho em equipe e resolução de problemas. No capítulo 3, metodologias alternativas para o ensino de fisiologia são apresentadas. São descritas metodologias desenvolvidas por diversos autores como o uso de pedaço de bolo para o ensino de fisiologia gastrointestinal e o uso de estudos dirigidos em pequenos grupos. Diversos exercícios para fisiologia também são apresentados visando o desenvolver do pensamento crítico pelos discentes. Já no capítulo 4, massa de modelar e modelos virais para recorte e colagem são apresentados como objetos de aprendizagem para ensino e aprendizagem de microbiologia e imunologia. Com o uso desses objetos, verificou-se que os estudantes aprenderam de forma acelerada termos de estruturas e morfologias de vírus e bactérias. Além disso, temas complexos como imunodiagnóstico e aplicações práticas da imunologia também puderam ser trabalhados de forma efetiva com o uso dessa estratégia. Por fim, no capítulo 5 é relatada a experiência de aprendizagem baseada em problemas e uso de mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem de bioquímica, como também para verificação da apren dizagem. Essas duas estratégias incentivaram os estudantes a usarem padrões de aprendizagem significativos. Também foi verificado que os estudantes adquiriram conhecimento a partir de experiências encontradas no dia a dia, como é o caso de leite com teor reduzido de lactose. Apesar dos capítulos desse livro serem específicos para uso de uma determinada estratégia em uma disciplina específica, por exemplo, objetos de aprendizagem para microbiologia e imunologia, perceba que as estratégias citadas são plásticas e podem ser adaptadas para diversas outras disciplinas. (Texto extraído da apresentação do livro).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEDUFRPEpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleAlém da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúdept_BR
dc.typeBookpt_BR
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_aulaexpositiva_2020.pdf7,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.