Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2425
Título: | Uma abordagem da radioatividade no ensino médio a partir de um estudo de caso |
Autor: | Belarmino, José Cleuton da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3251847005725278 |
Orientador: | Silva, Cristiane Martins da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1000796161353860 |
Palavras-chave: | Radioatividade;Química (Ensino médio);Método de estudo de casos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BELARMINO, José Cleuton da Silva. Uma abordagem da radioatividade no ensino médio a partir de um estudo de caso. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
Abstract: | Radioactivity is a process in which a nucleus with a certain amount of protons and neutrons can be transformed into another nucleus with different protons and neutrons. We can find various applications and influences of radioactivity in our everyday lives, such as in medicine, industry, agriculture and livestock, making this subject important to be discussed in the classroom. However, despite the relevance of radioactivity in teaching, the subject is often taught in a superficial way, since it is almost always left to be taught in the last months of the academic semester. Given this, this work aims to address this theme with greater emphasis and analyze the development of high school student learning from the application of a case study on the subject in the classroom. This case study was applied to a group of the 3rd year of high school in the technical course of administration of the state technical school Pedro Leão Leal, in the city of São José do Belmonte, Pernambuco. For data collection, an initial questionnaire, a final questionnaire and the presentations of the case solution were used. Through the results obtained, we believe that the use of a case study approaching social issues contextualized on the thematic radioactivity can be an alternative that can contribute to the learning of high school students. |
Resumo: | A radioatividade é um processo no qual um núcleo com certa quantidade de prótons e nêutrons pode se transformar em outro núcleo com quantidade de prótons e nêutrons diferentes. Podemos encontrar diversas aplicações e influências da radioatividade no nosso dia a dia, como por exemplo, na medicina, indústria, agricultura e pecuária, tornando esse assunto importante de ser discutido em sala de aula. No entanto, apesar da relevância da radioatividade no ensino, o tema é lecionado muitas vezes de forma superficial, pois quase sempre é deixado para ser ensinado nos últimos meses do semestre letivo. Visto isso, este trabalho tem como objetivo abordar esse tema com maior ênfase e analisar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes do ensino médio a partir da aplicação de um estudo de caso sobre o tema em sala de aula. Esse estudo de caso foi aplicado junto a uma turma do 3° ano do ensino médio do curso técnico de administração da Escola técnica estadual Pedro Leão Leal, da cidade de São José do Belmonte, Pernambuco. Para coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, um questionário final e as apresentações da solução do caso. Através dos resultados obtidos, acreditamos que a utilização de um estudo de caso abordando questões sociais de forma contextualizada sobre a temática radioatividade pode ser alternativa capaz de contribuir para a aprendizagem de estudantes do ensino médio. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2425 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_josecleutondasilvabelarmino.pdf | 802,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.