Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dugnani, Bruna Lopes Fernandes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Gabriel Silva e | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T20:48:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T20:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriel Silva e. Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2393 | - |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo central analisar refletir se há materialização dos World Englishes e a heterogeneidade linguística nas atividades de listening do livro didático Circles 3, avaliado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016) e utilizado como material didático nas escolas de referência em ensino médio da cidade de Salgueiro – PE. Analisamos também suas aproximações e distanciamentos com os conceitos presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o nível Médio - OCEM e as bases teóricas adotadas pela obra em si. Para tanto, recorremos como base teórica, os trabalhos de Kachru (1985), Rajagopalan (2005) e Leffa (2016), que discutem o ensino e o lugar da língua inglesa no mundo. Consideramos também as próprias bases legais para a o ensino médio, Brasil (2006) que tratam da importância do ensino de línguas envolvendo a consciência da heterogeneidade das manifestações linguísticas como um aspecto importante para a formação cidadã, visto que também era o documento vigente no período de avaliação e aprovação da obra. O corpus desta pesquisa foi adotado a partir da experiência de um estágio obrigatório no ano de 2018, sendo a habilidade de listening da obra o objeto de nosso estudo, visto que o material adota em sua mídia física (CDROM) áudios de personalidades de diversas nacionalidades e contextos. Como metodologia, utilizamos descrição e análise das atividades voltadas para a habilidade de listening, pois ocorre um diálogo entre os áudios escolhidos pela coleção e as bases norteadoras do material. A partir desta pesquisa, verificamos que há materialização dos World Englishes nas atividades e de aspectos relacionados a heterogeneidade linguística, todavia as manifestações ocorrem apenas em três unidades e ainda não de maneira aprofundada, sendo que nas outras cinco se apresentam somente em termos de exposição nas faixas, sem reflexão prática a respeito da língua inglesa e suas variações. Desta forma, verificamos que há um distanciamento entre a proposta de enfocar os World Englishes como discussão e a sua materialização nos exercícios apresentados. Tendo em vista o processo de descrição e análise, mediante à realidade da língua inglesa em um contexto global e heterogêneo, ressaltamos a importância do diálogo entre o material didático e a formação cidadã voltada para a consciência crítica e reflexiva das diversas facetas contextuais, culturais e geográficas da língua. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objectives of this research are to analyze and to reflect on the presence of World Englishes and linguistic heterogeneity in the textbook Circles 3, evaluated and approved by the Programa Nacional do livro Didático - PNLD (2016) and used at schools in the city of Salgueiro – Pernambuco state, Brazil. We also analyze its proximity and distance to the concepts found in the Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino médio - OCEM and the theoretical framework adopted in the textbook. In order to do that, the works of Kachru (1985), Rajagopalan (2005) and Leffa (2016) served as the bases for our analysis, for they discuss the teaching and role of the English language in the world. We also consider the legal bases for secondary education, Brazil (2006), which deal with the importance of language teaching concerned with raising awareness about the manifestations of linguistic heterogeneity as an important aspect of citizenship education, since the document was still valid at the moment of the evaluation and approval of the textbook analyzed in this study. The corpus of this work resulted from the experience in a school as part of our English teaching practicum, when the textbook itself was the center of our practices. As for the methodology, we used the description and analysis of the activities, focusing on the listening skills, for the audio files chosen corroborates with the theories that worked as guiding lines of the textbook. As results, we found the materialization of the World Englishes and aspects related to linguistic heterogeneity, however these manifestations occur only in three units and not in a reflexive way, in the other five they are present, but there is no practical reflection on the English language and its variations. We found that there is a distance between the proposal to focus on the Englishes of the world as a discussion and its materialization in the textbook exercises. In the process of description and analysis, through the reality of the English language in a global and heterogeneous context, we emphasize the importance of the dialogue between textbook and citizenship education geared to a critical and reflexive awareness of the various contextual, cultural and geographical facets of language. | pt_BR |
dc.format.extent | 90 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9288114223375223 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6132618542893464 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Serra Talhada | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Serra Talhada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gabrielsilvaesousa.pdf | 8,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.