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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Kleyton Ricardo Wanderley-
dc.contributor.authorSantos, Clara Batista dos-
dc.date.accessioned2020-06-25T18:08:10Z-
dc.date.available2020-06-25T18:08:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Clara Batista dos. Entre Emily Brontë e Wuthering Heights: a escrita feminina como libertação dos entraves sociais. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2386-
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo abordar o romance “O morro dos Ventos Uivantes” (1847), de Emily Brontë, segundo o contexto histórico em que esse está inserido, sobretudo a posição da mulher na era vitoriana. Para tanto, olharemos para as personagens femininas do romance, entendendo sua construção a partir das experiências vividas pela autora. Discutiremos como Emily Brontë se torna uma autora atemporal e rompe com os padrões e valores puritanos, principalmente por sua escrita ser intensa e suas personagens femininas apresentarem atitudes não convencionais, mas que mesmo assim não deixam de serem vítimas das convenções sociais, em uma época em que a mulher não possuía muitas oportunidades e essa, por sua vez, vivia às sombras de uma figura masculina. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é entendermos a escrita de Brontë a partir de suas vivências e como Wuthering Heights se torna a externalização de tudo que ela e outras mulheres viveram estando imersas no patriarcalismo. Para isso, buscaremos compreender as opressões sofridas pelas mulheres vitorianas. Analisaremos assim, quão sombria essa época foi para aquelas, que muitas vezes, tiveram que viver no anonimato, sobretudo a mulher escritora. Para subsidiar essa análise investigativa, usamos as perspectivas teóricas defendidas por: Callaghan (2018), Iwami (2016); Virginia Woolf (2014), (2014) e (2013); Daise Dias, (2012), (2011) e (2011); Klinger (2006); Wengelin (2005); (Zolin (2005); Neto (2014); Foucault (2001); e Bataille (1989); Por meio dos escritos desses teóricos adentraremos na vida e na obra de Emily Brontë para assim analisarmos as relações sociais que as permeiam.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as objective to approach the novel "Wuthering Heights"(1847), by Emily Brontë, according the historic context it is inserted, especially the woman's position in the Victorian Era. For this purpose, we will look into the female characters of the novel, understanding their construction from the lived experiences by the author. We will discuss how Emily Brontë turns a timeless author and breaks with the puritans standards and values, mainly because her writing is intense and her female characters show unconventional attitudes, but even so no leave to be victims of the social convention, in an age that the woman is not given opportunities and her in turn lived in the shadow of the male figure. This way, the objective of this paper is understand the writing of Emily Brontë from her experiences and how Wuthering Heights turns an outsourcing of everything that her and the others women lived being immersed in the patriarcharlism. For this, we will seek to understand the oppressions suffered by Victorian women. We will analyze how dark this time was for those who often had to live in anonymity, especially writer woman. To this paper, we used Callaghan (2018), Iwami (2016); Virginia Woolf (2014), (2014) e (2013); Daise Dias, (2012), (2011) e (2011); Klinger (2006); Wengelin (2005); Zolin (2005); Neto (2014); Foucault (2001); e Bataille (1989); By this theorists we will go into the life and work of Emily Brontë to analyze the social relations that permeate theirselves.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.titleEntre Emily Brontë e Wuthering Heights: a escrita feminina como libertação dos entraves sociaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4570346408873450pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8902091363038170pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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