Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Hortência Cruz de-
dc.contributor.authorFerreira, Mailonga Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-05-08T18:17:06Z-
dc.date.available2020-05-08T18:17:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mailonga Albuquerque. Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2293-
dc.descriptionEssa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the construction of Afro-Brazilian women within the academic space from the intersectionality that underlies the identity of black women and the productions of this meaning / representation within the academy. The objective was to understand or interpret the black female gender from the perspective of Afro-Brazilian documents that are inserted in the university environment of UFRPE. For this, use the qualitative methodology with secondary data from periodic consultations, articles, books, theses and dissertations available in the CAPES database, andto access the primary data was prepared as a questionnaire in the GoogleForms platform or sent to teachers. from UFRPE and answered by 14 teachers and 8 self-declared: black (4 teachers); light brunette (2 documents) and brown (2 documents). From the content analysis, it identifies as different meanings that cross or are identified black within the university (there is a view that a space is mostly and historically occupied by white men), as an image of “winning” and consequently “ empowered ”to occupy such a place. There is still no data from the documents about black universals, which can be seen as an opportunity for research and for the deepening of issues that connect gender, race and class, understanding that occupying a position of power as documents creates practical representations of transformations and advances of the Brazilian black community.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectMulheres Negraspt_BR
dc.subjectPoder negropt_BR
dc.titleDocentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3580679428083890pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4316127961561473pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Economia Domésticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Domésticaspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mailongaalbuquerqueferreira.pdf807,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.