Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaraiva, Joseana Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Ivone Silva de-
dc.date.accessioned2020-05-07T20:16:19Z-
dc.date.available2020-05-07T20:16:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ivone Silva de. Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife-PE: relato de experiência. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2288-
dc.descriptionEste relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife -PE direcionadas para a leitura e a escrita.O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão /PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.pt_BR
dc.format.extent34 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProjetos de desenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife-PE: relato de experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2965409985704538pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2009197399132834pt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Laurileide Barbosa da-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7869325906861017pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Economia Domésticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Domésticaspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ivonesilvadeoliveira.pdf659,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.