Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolim, Amália Maria de Queiroz-
dc.contributor.authorMedeiros, Joimária Couto Souza de-
dc.date.accessioned2020-04-15T18:51:40Z-
dc.date.available2020-04-15T18:51:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Joimária Couto Souza de. A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2224-
dc.descriptionEste projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractEste proyecto tiene como objetivo discutir el proceso de elaboración de conceptos en la construcción del conocimiento por parte del alumno sordo a través del uso de la imagen en el proceso de aprendizaje de la lengua portuguesa en el contexto escolar. El referencial teórico de este proyecto de investigación contempla discusiones como, Metodología Visual- enfatizando estrategias visuales pautadas en la lengua de signos, (FERNANDES, 2006), La imagen como comprensión de significados. (LACERDA, SANTOS y CAETANO, 2013), Lector visual en el currículo escolar - La imagen como un elemento primordial en el espacio educativo (REILY, 2003). La presente investigación fue realizada con una alumna sorda de una escuela de la red pública Municipal de enseñanza regular de Ilhéus-BA. Los datos fueron recolectados en tres momentos: observación, entrevistas y aplicación de actividades prácticas. A través de los resultados se dieron cuenta de que el proceso de elaboración de conceptos en la construcción del conocimiento por parte del alumno sordo a través del uso de la imagen contribuye al aprendizaje, proporcionando una mejor comprensión de la lengua portuguesa.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046535721349104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localIlhéus, BApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Artes Visuais Digitaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joimariacoutosouzademedeiros.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.