Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Ângela Vasconcelos de-
dc.contributor.authorFerreira, André dos Santos Freitas-
dc.date.accessioned2020-04-01T20:26:14Z-
dc.date.available2020-04-01T20:26:14Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, André dos Santos Freitas. Concepções alternativas de estudantes do EJA: transformação química versus transformação física. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2139-
dc.descriptionConcepções alternativas são ideias que os alunos apresentam sobre determinados fenômenos que não coincidem com os saberes científicos. Uma das causas das concepções alternativas surgirem ou permanecerem, vem da utilização de modelos de ensino que não confrontam ou não levam em conta as concepções prévias dos estudantes. Tais perspectivas de ensino podem ser vistas neste trabalho, onde optamos em descrever os modelos de ensino classificados por Cachapuz, Praia e Jorge (2002), por entendermos que a disposição dos seus modelos serem mais completos. Os modelos de ensino que antecedem o nosso ensino por mudança conceitual são: o ensino tradicional e ensino por descoberta. No modelo tradicional o professor transmiti os conteúdos e os alunos recebem de forma passiva, memorística e mecânica. No modelo por descoberta os professores buscam estratégias práticas para os estudantes descobrirem os conceitos científicos por conta própria. Nossa pesquisa está baseada no modelo por mudança conceitual, no qual elaboramos estratégias para identificar e analisar as concepções alternativas (CA) dos estudantes sobre transformações químicas versus físicas. O alvo da pesquisa foram os alunos de uma escola estadual do Recife, do curso de ensino de jovens e adultos (EJA). Fizemos uso da atividade experimental com materiais simples e de fácil acesso, facilitando a aprendizagem dos alunos. Na aula teórico- prática, foram trabalhados os conceitos de transformações químicas versus físicas. Os discentes tiveram a oportunidade de reconstruírem suas concepções sobre transformação química e transformação física em conformidade com os conceitos científicos. Nos resultados obtidos pode-se notar avanços após comparar as antigas concepções dos estudantes e suas novas adquiridas após a vivencia de atividade experimental e aulas dialogadas.pt_BR
dc.description.abstractAlternative conceptions are ideas that students present about certain phenomena that do not coincide with scientific knowledge. One of the causes of alternative conceptions arising or remaining comes from the use of teaching models that do not confront or do not take into account students' previous conceptions. Such teaching perspectives can be seen in this paper, where we chose to describe the teaching models classified by Cachapuz, Praia and Jorge (2002), because we understand that the arrangement of their models is more complete. The teaching models that precede our teaching by conceptual change are: traditional teaching and discovery teaching. In the traditional model the teacher transmits the contents and the students receive passively, memorably and mechanically. In the discovery model teachers look for practical strategies for students to discover scientific concepts on their own. Our research is based on the conceptual change model, in which we develop strategies to identify and analyze students' alternative conceptions (CA) of chemical versus physical transformations. The target of the research was the students of a state school in Recife, from the Young and Adults Teaching course (EJA). We made use of the experimental activity with simple and easily accessible materials, facilitating students' learning. In the theoretical-practical class, the concepts of chemical versus physical transformations were worked on. Students had the opportunity to reconstruct their conceptions of chemical transformation and physical transformation in accordance with scientific concepts. In the obtained results one can notice advances after comparing the old conceptions of the students and their new ones acquired after the experience of experimental activity and dialogued classes.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem pela descobertapt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleConcepções alternativas de estudantes do EJA: transformação química versus transformação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6832004513675390pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7841487134333019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andredossantosfreitasferreira.pdf355,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.