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dc.contributor.advisorMedeiros, Philippe Eduardo de-
dc.contributor.authorSilva Júnio, Edivaldo Sebastião da-
dc.date.accessioned2020-03-30T13:57:08Z-
dc.date.available2020-03-30T13:57:08Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Edivaldo Sebastião da. Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice. 2019. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2131-
dc.descriptionAtualmente, sistemas de controle ganham cada vez mais destaque no meio científico e no meio industrial, essa maior abrangência dos sistemas de controle, se dá principalmente pelo avanço teórico e tecnológico da engenharia de controle. Esse avanço passa pela solidificação de técnicas de controle cada vez mais robustas, principalmente as técnicas de controle não linear. Diante deste fato, este trabalho consiste da comparação da técnica de controle linear PID e da técnica de controle não linear por modo deslizante, ambas as técnicas sendo aplicadas em um sistema dinâmico não linear de segunda ordem. A comparação do controle PID e do controle por modo deslizante, abordados neste trabalho, se deu a partir de simulações numéricas do sistema Seesaw Propeller e também por meio de experimento físico utilizando uma planta real do sistema. Os resultados apresentados neste trabalho contêm a performance individual de cada controlador, a partir de uma análise quantitativa de seu desempenho, essas análises foram feitas tanto para as simulações numéricas quanto para os experimentos realizados. Esses resultados estão expressos ao longo do trabalho por meio de gráficos e por meio da análise do erro quadrático médio apresentado por cada controlador.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, control systems are gaining more and more prominence in the scientific environment and in the industrial environment, this wider scope of control systems is mainly due to the theoretical and technological advances in control engineering. This advance involves the solidification of increasingly robust control techniques, especially non-linear control techniques. In view of this fact, this work consists of comparing the PID linear control technique and the non-linear sliding control technique, both techniques being applied in a second order nonlinear dynamic system. The comparison of the PID control and the control by sliding mode, discussed in this work, took place from numerical simulations of the Seesaw Propeller system and also through physical experiment using a real plant of the system. The results presented in this work contain the individual performance of each controller, from a quantitative analysis of its performance, these analyzes were made for both the numerical simulations and the experiments carried out. These results are expressed throughout the work by means of graphs and through the analysis of the mean square error presented by each controller.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsatribution - non commercial - no derivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightscreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
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dc.rightsatribution - non commercial - no derivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightscreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
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dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle automáticopt_BR
dc.subjectSistemas não-linearespt_BR
dc.subjectSistemas lineares de controlept_BR
dc.subjectControladores PIDpt_BR
dc.titleComparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélicept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5594617038786753pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinhopt_BR
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