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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos-
dc.contributor.authorSoares, Rhaysa de Lima-
dc.date.accessioned2020-03-19T13:37:15Z-
dc.date.available2020-03-19T13:37:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, Rhaysa de Lima. Educação bilíngue: um caminho para alfabetização de pessoas surdas. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2098-
dc.descriptionCom o intuito de discutir as metodologias utilizadas na alfabetização de surdos, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através da análise das teses publicadas em universidades públicas do Nordeste brasileiro, de 2015 a 2018. Para tanto, realizamos um levantamento nas plataformas digitais dessas instituições, para identificar as metodologias já utilizadas. Considerando a escassez dos achados, selecionamos apenas uma tese: a que mais se aproximou do nosso objeto de estudo supracitado. Isso posto, recorremos a dispositivos legais que tratam da temática, como a Lei de Libras (Lei n° 10.436/02), o Decreto 5.626/05, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n°13.146/15) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Ademais, foram considerados, sobretudo, estudos de Lacerda (1998, 2010, 2016) e Soares (1985, 2003). Assim, pudemos constatar, de acordo com o escopo definido no trabalho, que há na região pesquisada escolas e professores preocupados em empregar metodologias específicas para alfabetizar esses estudantes na língua portuguesa em sua modalidade escrita. Entretanto, esses métodos seguem caminhos diferentes do que é proposto para a educação bilíngue para surdos no país, cuja determinação é que tais conteúdos curriculares sejam ministrados na língua de sinais como primeira língua (L1), sendo a língua portuguesa escrita a segunda língua (L2), o que é considerado mais adequado às necessidades específicas do surdo enquanto ser visual. Nesse sentido, verificamos que as metodologias trazidas na tese estudada denunciam que ações mais efetivas se fazem necessárias para que as escolas possam, de fato, contribuir para a alfabetização dos estudantes surdos.pt_BR
dc.description.abstractIn order to discuss the methodologies applied in the literation of deaf people, this study presents bibliographic research developed by analysing academic thesis published in public universities from northeastern Brazil, from 2015 to 2018. Therefore, we performed a survey in these institutions' digital platforms, identifying the methodologies already in use. Considering the scarce findings, we selected only one thesis: the one that came closest to our aforementioned study object. After that, we resorted to legal texts about the topic, such as the "Libras act" (act nº 10.436/02), Decree nº 5.626/05, Brazilian Inclusion Act (act nº 13.146/15) and the National Education Plan (PNE 2014-2024). Furthermore, studies by Lacerda (1998, 2010, 2016) and Soares (1985, 2003) were mostly used. So, we could notice, according to the scope of the study, that there is, in the surveyed region, schools and teachers who care about using specific methodologies to literate students in the written portuguese language. However, this methods follow different ways of those proposed for deaf people bilingual education in this country, whose determination is that such curriculum contents must be thaught in sign language as the first language (L1), being the written portuguese language the second one (L2), which is considered more suitable to the specific necessities of the deaf person as a visual being. Thus, we verify that the methodologies presented by the studied thesis appoint which more efective actions are necessary so schools can, indeed, contribute to the literation of deaf students.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleEducação bilíngue: um caminho para alfabetização de pessoas surdaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5925591721789374pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4261347568631671pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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