Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sarmento, Viviane Nunes | - |
dc.contributor.author | Santos, Nathalia de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-17T19:13:13Z | - |
dc.date.available | 2020-03-17T19:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nathalia de Siqueira. As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093 | - |
dc.description | O presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5435262364991272 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3585393100374728 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Garanhuns | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_nathaliadesiqueirasantos.pdf | 224,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.