Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Leila Nascimento da-
dc.contributor.authorAndrade, Maria Jucielly Gomes de-
dc.date.accessioned2020-03-17T17:54:12Z-
dc.date.available2020-03-17T17:54:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Jucielly Gomes de. O trabalho com leitura numa turma multisseriada do município de Palmeirina - PE. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2091-
dc.descriptionEsta pesquisa foi desenvolvida numa turma multisseriada de uma escola do campo localizada no município de Palmeirina-PE. Tivemos como objetivo analisar como ocorre o trabalho com o eixo da leitura numa turma multisseriada e para isso escolhemos a pesquisa qualitativa de cunho etnográfica, pois observamos diretamente os métodos no campo da pesquisa. Nos apoiamos em pesquisas, estudos e pensadores como: Solé (1998); Martins (1994); Antunes (2006); Dicionário de Educação do campo (2012); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2015), dentre outros estudos relacionados ao tema. Os dados nos ajudaram a ampliar a ideia de como acontece o trabalho com leitura em uma sala de aula e quais estratégias são mobilizadas pelo professor para esse processo. A professora colaboradora da pesquisa tem como estratégia de ensino a diversificação dos textos para determinados níveis de ensino de sua turma, mas identificamos a ausência, em algumas das propostas desenvolvidas por ela, da mobilização de estratégias de leitura que estimulassem melhor a compreensão dos textos, como as sistematizadas por Solé (1998).pt_BR
dc.description.abstractThis research was developed in a multigrade class of a rural school located in Palmeirina-PE. We aimed to analyze how the work with the reading axis occurs in a multiseriate class and for this we chose the qualitative research of ethnographic nature, because we directly observed the methods in the research field. We rely on research, studies and thinkers such as: Solé (1998); Martins (1994); Antunes (2006); Field Education Dictionary (2012); National Association of Graduate Studies and Research in Education (2015), among other studies related to the theme. The data helped us broaden the idea of how reading work happens in a classroom and what strategies are mobilized by the teacher for this process. The research collaborating teacher has as a teaching strategy the diversification of the texts to certain levels of teaching in her class, but we identified the absence, in some of the proposals developed by her, of the mobilization of reading strategies that better stimulate the comprehension of the texts, as those systematized by Solé (1998).pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.titleO trabalho com leitura numa turma multisseriada do município de Palmeirina - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7026197093629236pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5525936095476415pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariajuciellygomesdeandrade.pdf803,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.