Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Robson Santos de-
dc.contributor.authorBratcher, Maria Aparecida de Barros Correia-
dc.date.accessioned2020-03-17T17:41:53Z-
dc.date.available2020-03-17T17:41:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRATCHER, Maria Aparecida de Barros Correia. A robótica e o desenvolvimento da inteligência emocional na escola: um estudo de caso na construção de um projeto realizado no 3º ano do ensino fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2090-
dc.descriptionO presente trabalho visa pesquisar, comparar e discutir a utilização do ensino da Robótica Educacional, buscando avaliar a percepção, o aprendizado e o desenvolvimento da Inteligência Emocional nos aspectos da Empatia e Aptidão Social. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como a Robótica Educacional estimula o desenvolvimento de competências da Inteligência Emocional (Habilidades de Aptidão Social e de Empatia) nos alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental na construção de um projeto realizado em sala de aula. Tomou-se por base, principalmente, os estudos de Seymour Papert sobre a Robótica Educacional e Daniel Goleman sobre a Inteligência Emocional. A pesquisa de campo, de caráter qualitativa, foi realizada em uma turma do 3° ano Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano XV de Novembro em Garanhuns-PE, observando-se a proposta pedagógica da Robótica Educacional (LEGO Education - WEDO 2.0 da Viamaker). A observação se deu a partir das atividades propostas no caderno de projetos que explora o Desafio Protótipo do Jacaré, uma aula de caráter interdisciplinar com conteúdos do currículo escolar com foco em ciências. Como resultados obtidos demonstrou-se que as habilidades da Inteligência Emocional foram apresentadas nas etapas da metodologia da Robótica Educacional. Assim, evidenciou-se o estímulo tanto cognitivo quanto emocional pelos quais favorecem as relações interpessoais e à socialização dos educandos, fazendo-se importantes na formação deles ao longo da vida.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to research, compare and discuss the use of Educational Robotics teaching, seeking to evaluate the perception, learning and development of Emotional Intelligence in the aspects of Empathy and Social Aptitude. The general objective of the research was to investigate how Pedagogical Robotics stimulates the development of Emotional Intelligence skills (Social Ability and Empathy Skills) in students of the 3rd Year of Elementary School in the construction of a project carried out in the classroom. It was based mainly on studies by Seymour Papert on Educational Robotics and Daniel Goleman on Emotional Intelligence. The qualitative field research was carried out in a class of the 3rd grade Elementary School of the Presbyterian College XV of November in Garanhuns-PE, observing the pedagogical proposal of Educational Robotics (LEGO Education - WEDO 2.0 from Viamaker). The observation was based on the activities proposed in the project booklet that explores the Alligator Prototype Challenge, an interdisciplinary class with contents of the school curriculum focused on science. As results obtained it was demonstrated that the skills of Emotional Intelligence were presented in the stages of the methodology of Educational Robotics. Thus, the cognitive and emotional stimulation by which they favor the interpersonal relations and the socialization of the students was evidenced, becoming important in their formation throughout the life.pt_BR
dc.format.extent61 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência Emocionalpt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.titleA robótica e o desenvolvimento da inteligência emocional na escola: um estudo de caso na construção de um projeto realizado no 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5015384756516075pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4215662836134397pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaaparecidadebarroscorreiabratcher.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.