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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lucas Victor-
dc.contributor.authorAraújo, Gustavo Folena-
dc.date.accessioned2020-03-12T20:14:23Z-
dc.date.available2020-03-12T20:14:23Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gustavo Folena. O estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutório. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2057-
dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo introdutório do estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação no ensino de história em Pernambuco. A pesquisa permite, pois, a percepção de opções teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2018 em programas de pós-graduação nas áreas de História e de Educação vinculados a universidades públicas federais situadas em Pernambuco. Foram encontradas e categorizadas duas dissertações as quais foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de Ensino de História e de avaliação que fundamentam o trabalho? Que novos aspectos são anunciados? Os autores e as autoras que nos influenciaram em toda a pesquisa foram Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba e Lincon; dentre outros. Os resultados demonstram que os temas são abordados por um viés qualitativo de pesquisa, preponderando a análise documental, a entrevista e a observação; a concepção de Ensino de História é ausente em uma das dissertações e em outra predomina a perspectiva crítica; e, em relação à concepção de avaliação, ambas defendem em seus referenciais teóricos a avaliação formativa reguladora. Como as dissertações foram desenvolvidas a partir de pesquisas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, registramos a lacuna existente em relação a pesquisas que investiguem a avaliação na Educação Superior e, mais especificamente, a avaliação na formação do professor de História.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an introductory study of the state of knowledge of research on evaluation in the teaching of history in Pernambuco. The research thus allows the perception of theoretical and methodological options, advances and redundancies in the production of knowledge about the object of study. The corpus on which the research focused is composed of theses and dissertations defended between 2008 and 2018 in postgraduate programs in the areas of History and Education linked to public universities located in Pernambuco. Two dissertations were found and categorized which were analyzed in depth, based on the following questions: how is the topic approached? What is the underlying theoretical and methodological conception? Is there coherence between theory and method? What are the conceptions of History Teaching and evaluation that underlie the work? What new aspects are announced? The authors and authoress who influenced us throughout the research were Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba and Lincon; among others. The results demonstrate that the themes are approached by a qualitative research bias, predominantly document analysis, interview and observation; the conception of History Teaching is absent in one of the dissertations and in another the critical perspective predominates; In relation to the conception of evaluation, both defend in their theoretical frameworks the regulatory formative evaluation. Since the dissertations were developed from research in elementary and high school, we recorded the gap in relation to research that investigates the evaluation in higher education and, more specifically, the evaluation in the formation of the history teacher.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutóriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6735668398414628pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0058476610695399pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
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