Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2030
Título: Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental
Autor: Nascimento, Edvânia Silva
Orientador: Santos, Eudes da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
Palavras-chave: Escrita;Textos;Livros didáticos
Data do documento: 2019
Citação: NASCIMENTO, Edvânia Silva. Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This paper aims to analyze the aspects related to the proposals of textual production activities present in Portuguese Language Books from the 1st through the 5th grades adopted in the public Elementary Schools of the city of Lajedo-PE, in order to verify if they contribute to the students to develop good writing practices. The research fits as qualitative Flick (2009) and as a documentary Ludke and André (2012). It was based on the following authors: Antunes (2017); Koch and Elias (2009); Dolz, Gagnon and Decândio (2010); Passarelli (2012), among others, to address issues related to the production of texts and related themes. The analysis of the aspects related to the textual production proposals present in the books showed that if it allied to other textual production activities, it contributed to the development of good texts by the students. Finally, this work made us understand how these aspects are related to the activities of text production in the Portuguese Textbooks in the public schools of Lajedo, Pernambuco.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2030
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_edvâniasilvanascimento.pdf581,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.