Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Catarina da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Adeildo Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T17:39:01Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T17:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adeildo Gomes da. A prática do karatê e suas contribuições na formação dos alunos do 3° ano de uma escola pública do município de Garanhuns. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2024 | - |
dc.description | Este trabalho teve como objetivo geral compreender as contribuições da prática do Karatê para os alunos do terceiro ano de uma escola do município de Garanhuns, e como objetivos específicos: discutir sobre a importância da prática do Karatê no ambiente escolar; identificar as contribuições formativas vivenciados nas aulas de karatê, e desenvolver atividades pedagógicas que fomentem nos educandos o comprometimento com a disciplina e respeito na comunidade escolar na qual estão inseridos. Levantamos a seguinte questão: como utilizar o karatê no processo de aprendizagem dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental? Com a pesquisa percebemos que a Educação se manifesta de diferentes formas e o karatê contribuiu na consolidação do tipo de aprendizagem que a escola (local da intervenção) acredita. As atividades proporcionaram maior interação entre participantes, como também permitiram a autorreflexão sobre condutas, individuais e coletivas, que colaboraram na consolidação de conteúdos ocasionando uma aproximação das turmas envolvidas. O tipo de pesquisa escolhida (pesquisa-ação) permitiu o contato mais próximo e um envolvimento que tinha como característica o planejamento diário de como atuar perante os novos desafios presenciados na execução das aulas. Através das análises, observamos que o karatê pode contribuir no processo formativo, para isso é necessário trabalhar os princípios que permeiam sua essência: o respeito e a disciplina, elementos importantes para conseguir alcançar objetivos de uma comunidade escolar comprometida com aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to understand the contributions of the Karate practice to the third year students of a school in the municipality of Garanhuns, and as specific objectives: to discuss about the importance of Karate practice in the school environment; identify the formative contributions experienced in karate classes, and develop pedagogical activities that foster in students the commitment to discipline and respect in the school community in which they are inserted. We raise the following question: how to use karate in the learning process of learners in the initial years of elementary school? With the research we realize that Education manifests itself in different ways and karate has contributed to the consolidation of the type of learning that the school (place of intervention) believes. The activities provided greater interaction among participants, but also allowed for self-reflection on individual and collective behaviors, which collaborated in the consolidation of contents, bringing about an approximation of the classes involved. The type of research chosen (research-action) allowed the closest contact and an involvement that had as a characteristic the daily planning of how to act before the new challenges witnessed in the execution of the classes. Through the analyzes, we observed that karate can contribute to the formative process, for this it is necessary to work the principles that permeate its essence: respect and discipline, important elements to achieve the goals of a school community committed to learning. | pt_BR |
dc.format.extent | 73 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Karatê | pt_BR |
dc.subject | Luta (Esporte) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A prática do karatê e suas contribuições na formação dos alunos do 3° ano de uma escola pública do município de Garanhuns | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1512422081907295 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Garanhuns | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_adeildogomesdasilva.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.