Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ana Paula Amazonas-
dc.contributor.authorSilva, Joed Freire Pereira da-
dc.date.accessioned2020-02-27T14:04:49Z-
dc.date.available2020-02-27T14:04:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Joed Freire Pereira da. Análise das disparidades nos indicadores educacionais municipais de Pernambuco: uma análise de aglomerados. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2009-
dc.descriptionEste trabalho tem caráter exploratório, apresentando uma análise das disparidades dos indicadores educacionais e socioeconômicos nos municípios do Estado de Pernambuco. O objetivo é verificar a distribuição dos indicadores no território pernambucano,atrelando os atributos estudados ao espaço geográfico a fim de apontar aqueles municípios que necessitam de maior atenção. Além disso,há o propósito de identificar a formação de grupos com características similares. Para tanto foi utilizada a técnica conhecida como análise de agrupamentos. Através da metodologia hierárquica aglomerativa com distancia de Ward foram realizadas três estimativas introduzindo novas informações gradualmente e verificando a dinâmica de formação dos grupos. A técnica permitiu identificar com clareza a distribuição regional dos indicadores de aprendizagem e qualidade de vida do Estado. Os resultados apontaram que a renda não explica totalmente os melhores indicadores de aprendizagem. No mesmo sentido, os recursos redistribuídos para a educação através do FUNDEB não se mostraram suficientes para determinar melhores indicadores educacionais. Quanto aos agrupamentos, observou-se que embora ocorra a formação de grupos de municípios que são homogêneos e vizinhos espacialmente, a semelhança também acontece independentemente da proximidade. Por fim, procurou-se salientar algumas limitações da técnica utilizada.pt_BR
dc.description.abstractThis paperis an exploratory and analytical studyabout educational indicatorsdisparities and the introduction of socioeconomic indicators, both models formunicipalities of the State Pernambuco, Brazil. The objective is to verify the distribution of the indicators in the territoryof Pernambuco, linking them togeographical space, and then introducing the socioeconomic indicators. Therefore, the changes could be pointing out the municipalities that need more attention and, in addition, to identify the formation of groups with similar characteristics. For this, the technique known ascluster analysis was used. With Ward Distance Agglomerative Hierarchical Process three estimates were made introducing new information gradually and verifying the formation dynamics of the groups. The technique clearly identified the regional distributionof learning and quality of life indicators in the state. The results showed that income does not fully explain the best learning outcomes. Similarly, resources redistributed to education through FUNDEB were not sufficient to determine better educational indicators. Regarding the clusters, it was observed that although the formation of groups of municipalities that are homogeneous and spatially neighboring occurs, similarity also occurs regardless of proximity. Finally, we tried to highlight some limitations of the technique used.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectIndicadores econômicospt_BR
dc.subjectGrupos sociaispt_BR
dc.titleAnálise das disparidades nos indicadores educacionais municipais de Pernambuco: uma análise de aglomeradospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0216127558312955pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joedfreirepereiradasilva.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.