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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Ângela Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSilva Filho, José Roberto de Sousa-
dc.date.accessioned2020-02-07T16:19:18Z-
dc.date.available2020-02-07T16:19:18Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, José Roberto de Sousa. A interdisciplinaridade nos trabalhos de educação química e ensino de ciências apresentados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1948-
dc.descriptionEsse trabalho apresenta uma análise a respeito das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2007 a 2017, voltadas para a interdisciplinaridade nas áreas de Ensino de Química e Ensino de Ciências acerca das proposições ou descrições de atividades realizadas a fim de caracterizar as construções no âmbito metodológico e pedagógico. Com objetivo principal de caracterizar os métodos abordados segundo os trabalhos de Olga Pombo (2003) e Yves Lenoir (1998), assim, descrevendo a tipologia das propostas interdisciplinares. Por mais que os documentos oficiais brasileiros apontem para a necessidade de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para suprir as deficiências causadas pela fragmentação do saber, a fim de formar melhor os discentes à luz da civilização contemporânea, que necessita de soluções mais abrangentes para responder aos problemas modernos, observamos que poucos artigos possuem características apontadas como importantes pelos pesquisadores que tratam de interdisciplinaridade. Muitos dos artigos publicados visam auxiliar na escolha de temas, metodologias e na importância dessa abordagem, mas é baixo o número de contribuições de sequências didáticas, projetos, e atividades o que mostra que a maioria dos trabalhos se tange à produção intelectual desses procedimentos, pouco se enfatiza na ação, além de um grande número de trabalhos que discutem e auxiliam professores a incluir a interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura. Os resultados apontam que há uma evolução em relação aos trabalhos produzidos na área interdisciplinar, e que os questionamentos a cerca da qualidade dessas produções auxiliam nas propostas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the productions of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), from 2007 to 2017, focused on interdisciplinarity in the areas of Chemistry Teaching and Science Teaching about propositions or descriptions of activities. carried out in order to characterize the constructions in the methodological and pedagogical scope. With the main objective of characterizing the methods approached according to the works of Olga Pombo (2003) and Yves Lenoir (1998), thus describing the typology of interdisciplinary proposals. As much as Brazilian official documents point to the need for a contextualized and interdisciplinary approach to address the deficiencies caused by the fragmentation of knowledge, in order to better educate students in the light of contemporary civilization, which needs more comprehensive solutions to respond to problems. modern, we observed that few articles have characteristics pointed as important by researchers dealing with interdisciplinarity. Many of the published articles aim to help in the choice of themes, methodologies and the importance of this approach, but the number of contributions from didactic sequences, projects, and activities is low, which shows that most of the works are related to the intellectual production of these procedures. It emphasizes action, as well as a large number of papers that discuss and help teachers to include interdisciplinarity in undergraduate courses. The results indicate that there is an evolution in relation to the works produced in the interdisciplinary area, and that the questions about the quality of these productions help in the future proposals.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade nos trabalhos de educação química e ensino de ciências apresentados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9060519064280273pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7841487134333019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
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