Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Mariel José Pimentel de-
dc.contributor.authorPereira, Naira Lucia Torres-
dc.date.accessioned2020-01-30T13:19:19Z-
dc.date.available2020-01-30T13:19:19Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Naira Lucia Torres. A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871-
dc.descriptionDiversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.pt_BR
dc.description.abstractSeveral software systems currently developed for developers, who don’t quite understand their target audience perspectives and reality, have a direct influence on the way users interact with these systems. As the development of educational software grows, the need to comprehend the users’ universe, their perspectives and expectations, rises as well, especially for children. This study aims to evaluate the use of Design Thinking with children, from a participative design perspective to the customization and development of activity on the software GCompris. Therefore, a case study was conducted with a group of kids, on the perspective of participant observation qualitative method, aiming to comprehend what difficulties appear in this type of process. The application of Participative Design allowed us to see the need for the involvement of potential users in the creation process, as it took into consideration their opinions and questions about the product being developed. The use of Design Thinking techniques contributed to the perception of these needs, as they efficiently guide this construction.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware de apresentação gráficapt_BR
dc.subjectDesenho por computadorpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicas digitais pt_BR
dc.titleA customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764394313394810pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3111765717865989pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_nairaluciatorrespereira.pdf6,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.