Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Eudes da Silva-
dc.contributor.authorSoares, Maria Fernanda-
dc.date.accessioned2020-01-29T12:06:57Z-
dc.date.available2020-01-29T12:06:57Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationSOARES, Maria Fernanda. Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1853-
dc.descriptionEsta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how the teaching of grammar is presented with in a third-year high school book, identifying what type of grammar is brought in the textbook, since the last year of high school is understood as decisive in the life of Students. The analysis was performed through a mapping of the support, and three activities offered in textbook were chosen to be observed as the teaching of grammar is willing, respectively of the first and second unit, because the third and fourth do not present Grammar, but linguistic analysis Mendonça (2006). The notions of grammar presented in this research that gave basis for the analyses were from Travaglia (2009). The discussions about the teaching of grammar at school were based on the texts of Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) and Brazil (1998). The methodology used was a qualitative analysis Cordoba & Silveira (2009) and Flick (2009), also of documentary Nature Lüdke and André (2012). Finally, data analysis can be understood that the normative grammar is the most used in the classroom, and it is interesting to note that the use of textual genres as a base for their teaching makes them easy to understand in the teaching Learning process.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8701527300251171pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariafernandasoares.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.