Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sampaio, Suzana Cândido de Barros | - |
dc.contributor.author | Silva, Anderson Mateus da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:44:12Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T14:44:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anderson Mateus da. Engenharia de software e métodos ágeis como forma de Inclusão. 2019. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1846 | - |
dc.description | As Metodologias Ágeis trouxeram uma nova visão sobre como desenvolver software,traçando foco sobre os indivíduos e relações, sobre as pessoas e não sobre o software desenvolvido. Os Métodos Ágeis também prezam pela relação de times que possuam diversidade, mas é considerada apenas a diversidade profissional, onde times com profissionais com habilidades e conhecimentos distintos facilitam a auto-suficiência e consequentemente o auto-desempenho. Porém, o conceito de diversidade vai além desta perspectiva, é necessário pensar sobre diversidade social, pensar sobre inclusão e mais do que apenas incluir, integrar as pessoas ao time, integrá-las na organização. Os aspectos humanos sobre a engenharia de software, estudados a mais de 40anos, relacionam como o indivíduo pode desenvolver suas habilidades comportamentais dentro do contexto de ambientes de construção de software. Tais aspectos podem ser potencializados através das práticas ágeis, porém, tais práticas não possuem de fato a perspectiva de inclusão, principalmente quando se fala de pessoas portadoras de deficiência, cabendo assim ao time criar suas próprias adaptações quando existe esta necessidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as principais técnicas presentes na literatura, confrontá-las com a realidade de especialistas que trabalham ou gerenciam times ágeis, sendo estes portadores de deficiência ou pessoas que trabalharam coordenando times com pessoas com deficiência, além de compreender os desafios enfrentados pelos mesmos durante os projetos desenvolvidos.Baseada em uma revisão bibliográfica e na opinião de praticantes de métodos ágeis através de entrevistas, foram levantadas uma série de técnicas e estratégias para auxiliar a promoção de inclusão em times ágeis. Dentre elas estão a Reunião Diária, Programação em Par, Reunião de Planejamento, Reunião de Avaliação, Retrospectiva,Estimativa dos Esforços, Workshop e Desafios de código. Apesar da utilização dessas técnicas, a dependência de fatores externos, como ferramentas específicas ou conhecimento sobre de linguagem de sinais e a desatenção em tornar o ambiente propício para os profissionais se sentirem confiantes e empoderados são os principais desafios enfrentados pelos times ágeis que possuem pessoas com deficiência. Por fim, é proposto ainda um catálogo para apoiar iniciativas de Inclusão em times ágeis, contendo as principais técnicas mencionadas tanto pela literatura quanto pelos profissionais de métodos ágeis. | pt_BR |
dc.description.abstract | Agile Methodologies have brought newi nsightint o how to develop software by focusing on individuals and relationships, on people and not on the software developed. Agile Methods also value the list of teams that have diversity, but only professional diver-sity is considered, where teams with professionals with different skills and knowledge facilitate self-sufficiency and consequently self-performance. However, the concept of diversity goes beyond this perspective, it is necessary to think about social diversity,think about inclusion and more than just include, integrate people into the team, inte-grate them into the organization. The human aspects of software engineering, studiedover 40 years ago, relate how individuals can develop their behavioral skills with in the context of software building environments. Such aspects can be enhanced through ag-ile practices, however, such practices do not actually have the perspective of inclusion,especially when talking about people with disabilities, so it is up to the team to create their own adaptations when this need exists.In this context,the objective of this paper isto identify the main techniques present in the literature, confront them with the reality of specialists who work ormanage agilete ams,being those with disabilities or people who worked coordinating teams with people with disabilities, and understand the challengesthey face during the developed projects. Based on a literature review and the opinionof agile practitioners through interviews, a series of techniques and strategies havebeen raised to help promote inclusion in agile teams. These include the Daily Meeting,Pair Programming, Planning Meeting, Review Meeting, Retrospective, Effort Estimat-ing, Workshop, and Code Challenges. Despite the use of these techniques, reliance onexternal factors such as specific tools or knowledge of sign language and inattention to make the environment conducive for professionals to feel confident and empoweredare the main challenges faced by agile teams with people with disabilities. Finally, acatalog is also proposed to support inclusion initiatives in agile teams, containing themain techniques mentioned in the literature and by agile professionals. | pt_BR |
dc.format.extent | 140 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Avaliação funcional | pt_BR |
dc.title | Engenharia de software e métodos ágeis como forma de Inclusão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5385133978429474 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0066131495297081 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andersonmateusdasilva.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.