Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorMota, Diego Martins da-
dc.date.accessioned2020-01-23T11:53:14Z-
dc.date.available2020-01-23T11:53:14Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationMOTA, Diego Martins da. Formação de professores de educação física para atuar no Educação de Jovens e Adultos. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1792-
dc.descriptionEste estudo parte do seguinte problema: como a educação de jovens e Adultos, EJA se apresenta nos cursos de licenciatura em educação física nas instituições públicas de Pernambuco para atender esta modalidade de ensino? Para isso traçamos como objetivo geral, analisar como estão organizadas as licenciaturas em educação física nas instituições públicas para atender os alunos da modalidade EJA, a partir dos documentos e do discurso do professor envolvido. Como objetivos específicos, apresentar a construção dessa modalidade de ensino no Brasil; identificar os cursos que apresentam essa disciplina em sua matriz curricular; identificar como esta temática se apresenta a partir do discurso de um docente que atua nesta modalidade de ensino. Consiste na realização de uma entrevista estruturada com o professor de educação física de uma escola pública de Recife que atende na modalidade de ensino a educação de jovens e adultos – EJA e a verificação documental do currículo de formação nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados apontam que não existe uma preocupação por parte das instituições de ensino superior pública que oferecem o curso de formação em licenciatura em Educação Física com esse público do EJA, apenas identificamos que na Universidade Federal Rural de Pernambuco, contempla uma disciplina que aborda metodologias de práticas para adultos. Identificamos com a pesquisa que o discurso de inclusão não se materializa na prática e que isso é contraditório., e ainda se torna mais grave pois evidencia-se a inclusão excludente segundo Kuenzer (2000),através dos processos desses processo de inclusão excludente tanto a educação escolar quanto a não escolar se articulam dialeticamente aos processos de exclusão includente existentes no mundo do trabalho. Acaba sendo uma estratégia que fornece uma certificação vazia.pt_BR
dc.description.abstractThis study starts from the following problem: How does the education of youth and adults present in undergraduate courses in physical education in public institutions in Pernambuco to attend this type of education? For this purpose we set as a general objective, to analyze how are the undergraduate degrees in physical education in public institutions to meet the students of the EJA modality, from the documents and the speech of the teacher involved. As specific objectives, to present the construction of this modality of education in Brazil; identify the courses that present this discipline in their curriculum matrix; identify how this theme is presented from the discourse of a teacher who works in this teaching modality. It consists of conducting a structured interview with the physical education teacher of a public school in Recife that serves in the modality of teaching the education of youth and adults - EJA and the documentary verification of the training curriculum in the undergraduate courses in Physical Education. The results indicate that there is no concern on the part of the public higher education institutions that offer the degree course in Physical Education with this EJA public, we just identified that in the Federal Rural University of Pernambuco, it contemplates a discipline that deals with methodologies of practices for adults. We identified with the research that the inclusion discourse does not materialize in practice and that this is contradictory., And it becomes even more serious because the exclusionary inclusion according to Kuenzer (2000) is evidenced, through the processes of this exclusionary inclusion process. non-school education is dialectically articulated to the inclusive exclusion processes in the world of work. It turns out to be a strategy that provides an empty certification.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores de educação física para atuar no Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3263075938611084pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_diegomartinsdamota.pdf157,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.