Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648
Título: Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio
Autor: Oliveira, Johnies Jaaziel Matias de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1186652030834689
Orientador: Freitas, Kátia Cristina Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Eletrólise;Empirismo
Data do documento: 19-Jul-2019
Citação: OLIVEIRA, Johnies Jaaziel Matias de. Proposta de uma sequência didática baseada no ensino por investigação para abordar o conteúdo de eletrólise no ensino médio. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This word focuses on the proposal and analyses of a didactic sequence on the theme “Battery”. The sequence was elaborated for the development of the electrolysis contends in class of the 2nd or 3 and year of high school. The following methodological procedure was adopted: 1) Development of the Didactic Sequence on the theme Battery, 2) Analysis of the process of elaboration of the didactic sequence. The results show that the structure of the didactic sequence present characteristics teaching through research and bring elements of the dimensions of the epistemic and pedagogical. We have evaluated that this didactic sequence, because its contextualization in a daily theme, allows the students to have a more active participation, generating discussions and debates based on problems, questionnaires and experimental activities. Finally, this sequence also leads to environmental awareness of the incorrect disposal of batteries and their risks
Resumo: Este trabalho concentra-se na proposta e análise de uma sequência didática sobre a temática “Pilhas”. A sequência foi elaborada para o desenvolvimento do conteúdo de eletrólise para turmas de 2º ou 3º ano do ensino médio. A construção da sequência foi baseada no Ensino por Investigação. Foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) Elaboração da sequência didática com tema Pilhas, 2) Análise do processo de elaboração da sequência didática. Os resultados mostram que a estruturação da sequência didática apresenta características de Ensino por investigação e contemplam elementos das dimensões epistêmicas e pedagógicas. Avaliamos que essa sequência didática, por ter sua contextualização em um tema do cotidiano, permite que os alunos tenham uma participação mais ativa, gerando discussões e debates a partir de problemas, questionários e atividades experimentais. Por fim, essa sequência também faz com que houvesse uma sensibilização ambiental sobre o descarte incorreto das pilhas e os seus riscos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1648
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_johniesjaazielmatiasdeoliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.