Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1633
Título: Uma estratégia de ensino e aprendizagem com o enfoque CTSA numa perspectiva contextualizada através do conteúdo de eletroquímica
Autor: Silva, Bianca Maria da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4826281281005863
Orientador: Freitas, Kátia Cristina Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
Co-orientador : Souza, Sandra Rodrigues de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Eletroquímica;Didática
Data do documento: 2-Jul-2019
Citação: SILVA, Bianca Maria da. Uma estratégia de ensino e aprendizagem com o enfoque CTSA numa perspectiva contextualizada através do conteúdo de eletroquímica. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The Didactic Sequence (DS) is a classroom organization technique widely used in the Natural Sciences teaching, providing sense to the teacher’s pedagogical practices themes. Through its utilization it is possible to establish, for example, an investigative teaching, with the problematization, organization of the subjects and application of knowledge. In the construction of these activities it is necessary the attention to the taught content, the student’s cognitive characteristics, didactic dimension related to the teaching institution, learning reasons, significance of the knowledge to be taught and planning the activity execution. In this sense, this research aimed to apply and evaluate a DS teaching focused on Science-Technology-Society-Environment (STSE) with a problematizing perspective and contextualized through the electrochemical subject. The results showed that when planning teaching activities in a STSE perspective, it is observed that the students presented a facility for understanding the content.
Resumo: A Sequência Didática (SD) é uma técnica de organização de aula muito usada no ensino de Ciências da Natureza proporcionando ao professor sentido as temáticas nas suas práticas pedagógicas. É através da sua utilização que é possível estabelecer, por exemplo, um ensino investigativo, com a problematização, a organização dos conteúdos e aplicação do conhecimento. Na construção de tais atividades se faz necessário, se atentar ao conteúdo a ser ensinado, as características cognitivas dos alunos, a dimensão didática relativa à instituição de ensino, motivação para a aprendizagem, significância do conhecimento a ser ensinado e planejamento da execução da atividade. Nesse sentido essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma SD de ensino com o enfoque em Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente – CTSA numa perspectiva contextualizada através do conteúdo de eletroquímica. Os resultados apontam, que ao planejar atividades por uma SD numa perspectiva CTSA facilidade para compreensão do conteúdo em questão, assim como, há maior interação dos alunos com o conteúdo de Eletroquímica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1633
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_biancamariadasilva.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.