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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Eudes da Silva | - |
dc.contributor.author | Lopes, Fernando José Valença | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T12:22:22Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T12:22:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Fernando José Valença. Análise do tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1587 | - |
dc.description | A língua que falamos não possui uma única forma. Ela é heterogênea e está cheia de variações. Basta observarmos como usamos a linguagem, e assim perceberemos que uma pessoa não fala igual à outra. Essa variação se justifica através dos fatores linguísticos e extralinguísticos que influenciam na forma de comunicação de cada falante. Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o tratamento dado à variação linguística no livro didático de língua portuguesa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, sendo justificada por ter como base o livro didático. De forma mais específica, faremos uma abordagem sobre os estudos sociolinguísticos, observando as formas de variação da língua e aplicando o conteúdo na análise do material. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Labov (2008), Tarallo (1986), Ilari e Basso (2006), González (2015), entre outros, para tratarmos de questões relativas à variação linguística e ao livro didático, além de outros temas correlacionados. A análise do livro apresentou a variação linguística presente no capítulo analisado, descrevendo as formas de variação, mas ainda limitando-se sobre a forma em que ela deve ser de fato apresentada. Portanto, devemos reconhecer que já é um avanço o fato de termos a presença dessa temática explanada no material didático. Isso porque, desta maneira, é possível compreender que a língua não deve ser tratada como homogênea e que o professor deve assumir uma postura heterogênea, no que tange à forma de trabalhar com as variações linguísticas, ao exercer a docência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The language we speak does not have a single form. It is heterogeneous and full of variations. Suffice to just observe how we use language in order to realize that one person does not speak the same way as another. This variation is justified by the linguistic and extralinguistic factors that influence the form of communication of each speaker. The main objective of this paper is to analyze the treatment given to linguistic variation in the Portuguese language textbook. The research is characterized as one of qualitative, bibliographic and documentary nature, being justified by having the textbook as the basis of data collection. More specifically, we will approach the sociolinguistic studies, observing the forms of language variation and applying the content in the analysis of the material. To highlight, we have based our research on the following authors: Labov (2008), Tarallo (1986), ILARI and BASSO (2006), González (2015), among others, to deal with questions related to linguistic variation and the textbook, besides other correlated themes. The analysis of the textbook revealed the linguistic variation present in the analyzed chapter in such a way as to describe the forms of variation, but still limiting itself to how variation should actually be presented. Therefore, we must recognize that it is already an advance to have the presence of this theme, explained in the didactic material. Thus, it becomes pertinent to enhance the fact that language should not be treated as a homogeneous phenomenon, and that teachers should assume a heterogeneous posture, in relation to the way they deal with linguistic variations, in their teaching process. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Análise do tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2655392880923714 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8701527300251171 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | UAG | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAG) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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