Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Dennys Dikson Marcelino da-
dc.contributor.authorMiranda, Jéssica Paranhos de Lucena-
dc.date.accessioned2019-09-13T13:17:53Z-
dc.date.available2019-09-13T13:17:53Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationMIRANDA, Jéssica Paranhos de Lucena.Implicações pedagógicas em atividades no livro didático de língua portuguesa. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1517-
dc.descriptionO ensino da Língua Portuguesa traz reflexões e posicionamentos constantemente para que seja efetivado o processo de ensino e aprendizagem de forma inovadora através de métodos e técnicas que visam a evolução da educação. Neste contexto este estudo tem como objetivo apresentar as implicações existentes no processo de ensino da Língua Portuguesa por gêneros textuais através da leitura existente em um Livro Didático. Dentre autores que se destacam sobre esta temática está Irandé Antunes que expõe implicações em sala de aula na escrita, na oralidade, na gramática e principalmente na leitura, proporcionando o pensamento de que o processo de ensino deveria ser único. Assim, o processo metodológico é através de uma pesquisa qualitativa com métodos exploratórios e explicativos como base teórica nas concepções de Irandé Antunes (2003), que contextualiza métodos para combater as implicações existentes. As análises foram realizadas em um Livro Didático do 6º Ano, onde foram identificadas implicações de leitura que consolida a existência de cuidados com o desenvolvimento de atividades que não traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, perfazendo assim como resposta a confirmação de que existem implicações em livros didáticos ainda na contemporaneidade mesmo com as constantes estratégias educacional para efetivar uma educação de e com qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of Portuguese Language constantly brings reflections and positions so that the teaching and learning process can be implemented in an innovative way through methods and techniques aimed at the evolution of education. In this context, this study aims to present the implications of the process of teaching Portuguese by textual genres through reading in a Textbook. Among the authors that stand out on this subject is Irandé Antunes, who exposes implications in the classroom for writing, speaking, grammar and especially reading, providing the thought that the teaching process should be unique. Thus, the methodological process is through a qualitative research with exploratory and explanatory methods as theoretical basis in the conceptions of Irandé Antunes (2003), which contextualizes methods to combat the existing implications. The analyzes were performed in a 6th Grade Textbook, which identified reading implications that consolidates the existence of care with the development of activities that do not benefit the teaching and learning process, thus confirming that there are implications in textbooks still in contemporary times even with the constant educational strategies to effect a quality education.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleImplicações pedagógicas em atividades no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5263497905547631pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jéssicaparanhosdelucenamiranda.pdf818,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.