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dc.contributor.advisorCosta, Marcos André Nunes-
dc.contributor.authorSilva, Dailson Carlos de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-03T13:11:10Z-
dc.date.available2019-09-03T13:11:10Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.identifier.citationSILVA, Dailson Carlos de Oliveira. Análise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de caso. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1421-
dc.descriptionO jogo faz parte dos cinco grandes conteúdos do componente curricular educação física. Ao longo de sua história o jogo teve objetivo e finalidades diferentes de acordo com a época e sociedade e podemos observar que sua relação com a educação dá-se fortemente com o ensino infantil, porém ele constitui-se importante para outras faixas etárias no que concerne a educação. No Estado de Pernambuco, o jogo é compreendido como componente da cultura corporal a ser trabalhado nas aulas de educação física. Para o 3º ano do ensino médio, espera-se que os estudantes compreendam o jogo e sejam capazes de refletir, perceber, compreender e explicar propriedades comuns e regulares acerca do objeto. Um estudo de caso foi realizado em uma Escola de Referência em Ensino médio na cidade de Tracunhaém com o objetivo de investigar a compreensão do conteúdo jogo no ensino médio, mediante expectativas de aprendizagem e constatou-se que 90% dos discentes do 3º tiveram aulas de E.F. no ensino fundamental, 91% estudaram o conteúdo jogo nas aulas de E.F. 99% responderam que tem ou tiveram aulas sobre o jogo no ensino médio, esses discentes responderam que a estratégia mais utilizada durante as aulas foi o uso de slides e que jogos esportivos foi o que mais foi trabalhado durante as aulas. Quando as perguntas faziam referências às expectativas 57% respondeu que podiam produzir textos sobre o jogo, 80% consegue diferenciar os conceitos dos diferentes jogos, 91% compreende os conceitos de vitória e derrota dentro dos jogos, 76% respondeu que compreende a importância da prática para a saúde e 91% respondeu que compreendia a importância para o lazer e o trabalho. A escola onde foi realizada a pesquisa mostrou-se capaz de atender as expectativas dos documentos para a E.F. em Pernambuco, mesmo apresentando limitações estruturais, porém não podemos afirmar que essa é uma realidade de todas as escolas da rede Estadual de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe game is part of the five major contents of the physical education curriculum component. Throughout its history the game had different purposes and purposes according to the time and society and we can see that its relationship with education is strongly related to early childhood education, but it is important for other age groups in what concerns the education. In the state of Pernambuco, the game is understood as a component of body culture to be worked on in physical education classes. For the third year of high school, students are expected to understand the game and be able to reflect, perceive, understand and explain common and regular properties about the object. A case study was conducted at a High School Reference School in the city of Tracunhaém with the objective of investigating the comprehension of the game content in high school, according to learning expectations and it was found that 90% of the students of the 3rd had classes of PE in elementary school, 91% studied game content in PE classes 99% answered that they have or had classes about game in high school, these students answered that the most used strategy during classes was the use of slides and that sports games was the most worked during the classes. When questions referred to expectations 57% answered that they could produce texts about the game, 80% could differentiate the concepts of different games, 91% understood the concepts of victory and defeat within the games, 76% answered that they understood the importance of practice. for health and 91% answered that they understood the importance for leisure and work. The school where the research was conducted proved to be able to meet the expectations of the documents for the E.F. in Pernambuco, even with structural limitations, but we cannot say that this is a reality of all schools in the state school system.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos - Aspectos simbólicospt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleAnálise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6815313906220066pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2739394540779281pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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