Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinho, Ana Flávia Araújo | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Iury Henrique Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T13:09:38Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T13:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Iury Henrique Monteiro. As contribuições do Judô na educação física escolar. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1417 | - |
dc.description | O Judô possui considerável relevância por seu valor histórico cultural e pelo valor educacional. Portanto, este estudo caracterizou-se por ser uma revisão literária sobre o Judô e artes marciais como instrumentos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar, sendo, portanto, o espírito da presente pesquisa. Sabe-se que as artes marciais e/ou lutas fazem parte da cultural corporal, estando presente na história de várias culturas, possuindo, em muitas delas, papel educador, a partir de técnicas, ensinamentos e valores morais. O Judô foi criado para fazer parte da Educação Física, dentro e fora das escolas, estando em consonância com os documentos que regem a educação no país. Para tanto procuramos refletir como o Judô pode contribuir na formação do indivíduo, através das aulas de Educação Física Escolar. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos: compreender a importância do judô na prática da Educação Física, explorar as principais contribuições do fundador do Judô – Jigoro Kano – para a prática do Judô, analisar as principais dificuldades no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados alguns artigos, dissertações, livros e monografias. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os descritores combinados: judô – Educação Física - lutas e por meio das palavras chave, título, e resumo. Mesmo identificando os diversos problemas como falta de materiais, conhecimento, preconceitos – principalmente ao tratar como sinônimo de violência – ficou claro que os ensinamentos pertencentes ao Judô estão acima de todos eles, bastando estudá-lo de maneira correta, reconhecendo sua contribuição para a formação integral do aluno, onde seus princípios ultrapassam seu próprio existir, podendo ser usado a qualquer área da vida humana. | pt_BR |
dc.description.abstract | Judo has considerable relevance because of its historical value and its educational value. Therefore, this study was characterized as being a literary review on Judo and martial arts as pedagogical tools in the School Physical Education classes, being, therefore, the spirit of the present research. It is known that martial arts and / or fights are part of the corporal culture, being present in the history of several cultures, possessing, in many of them, educating role, from techniques, teachings and moral values. Judo was created to be part of Physical Education, inside and outside the schools, being in line with the documents that govern education in the country. In order to do so, we try to reflect how Judo can contribute to the formation of the individual through the School Physical Education classes. To answer this question, the following objectives are proposed: to understand the importance of judo in the practice of Physical Education, to explore the main contributions of the founder of Judo - Jigoro Kano - to practice Judo, to analyze the main difficulties in dealing with content fights in Physical Education classes. The methodology of this work was constituted in a bibliographical research, where were selected some articles, dissertations, books and monographs. As a data collection instrument we used the combined descriptors: judo - Physical Education - fights and by keywords, title, and abstract. Even if we identify the various problems as lack of materials, knowledge, prejudices - especially when treating as a synonym of violence - it was clear that the teachings pertaining to Judo are above all of them, just by studying it correctly, recognizing its contribution to the formation integral of the student, where its principles surpass its own existence, being able to be used in any area of human life. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais para crianças | pt_BR |
dc.title | As contribuições do Judô na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5165723460219140 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_iuryhenriquemonteiromendonça.pdf | 470,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.