Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Maria do Carmo de Albuquerque-
dc.contributor.authorSilva, Maria Maiane da-
dc.date.accessioned2019-08-14T17:14:33Z-
dc.date.available2019-08-14T17:14:33Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Mariane de.Estudo paisagístico para a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns.2018.45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1331-
dc.descriptionO presente trabalho, refere-se à realização de um estudo paisagístico desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Nesta pesquisa procurou-se averiguar sobre a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo. De modo a encontrar respostas para esta problemática, foi realizada à revisão de literatura considerada pertinente para esta temática e ao levantamento de informação de modo a caracterizar o meio ambiente, da instituição onde o equipamento deve ser implantado. Para a concretização deste estudo procedeu-se em dá continuidade a pesquisa realizada pela autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, realizada no período de agosto 2017 a agosto 2018, onde foi demonstrada a utilização do jardim sensorial como auxilio em aulas práticas pelos cursos ofertados na instituição. Posteriormente, procedeu-se uma fundamentação para a elaboração de uma proposta de implantação de um jardim sensorial, através de estudos sobre a situação e localização das possíveis áreas a serem analisadas. Estudos das tipologias de solos, assim como as prováveis espécies vegetais que podem compor um jardim sensorial. Assim como pontuações de acessibilidade e inclusão social. Ao final das avaliações e de posse de seus resultados a respeito da implantação do jardim sensorial indicou que a área 1 foi a que apresentou melhores resultados dos itens avaliados.pt_BR
dc.description.abstractThe present work refers to the accomplishment of a landscape study developed at the Federal Rural University of Pernambuco, Garanhuns Academic Unit. In this research we tried to find out about the implantation of a sensory garden as an inclusive didactic-pedagogical instrument. In order to find answers to this problem, it was carried out the review of literature considered pertinent to this theme and the collection of information in order to characterize the environment of the institution where the equipment should be implanted. The research carried out by the author in the Institutional Program for Scientific Initiation Grants, PIBIC, was carried out in August 2017 to August 2018, where the use of the sensorial garden was demonstrated as an aid in practical classes courses offered at the institution. Subsequently, a reasoning was elaborated for the elaboration of a proposal of implantation of a sensorial garden, through studies on the situation and location of the possible areas to be analyzed. Studies of the types of soils, as well as the probable vegetal species that can compose a sensorial garden. As well as accessibility and social inclusion scores. At the end of the evaluations and possession of their results regarding the implantation of the sensory garden indicated that area 1 was the one that presented better results of the evaluated items.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJardinspt_BR
dc.subjectJardinagem paisagísticapt_BR
dc.titleEstudo paisagístico para a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhunspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1488641390477143pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6425147064576151pt_BR
dc.contributor.advisor-coRocha, Alexandre Tavares da-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4960111047922130pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Agronomiapt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariamarianedasilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.